Santa Cruz do Sul retomou nesta quarta-feira, 24, a aplicação de primeiras doses de vacina contra a Covid-19 em idosos. Estão atualmente no grupo que pode ser imunizado pessoas com 70 anos ou mais. A avaliação da Secretaria Municipal da Saúde é que as doses disponíveis devem cobrir 100% da população com 70 anos ou mais.
A diretora de ações especializadas em saúde, Caren Picasso, destacou que nessa nova etapa de vacinação foi feito um escalonamento para melhorar o fluxo e diminuir o tempo de espera de quem vai tomar a vacina (veja abaixo). Ela orienta que os idosos devem respeitar os dias de aplicação das doses, conforme o cronograma por idade. “Mas isso não impede que uma pessoa de 80 anos, por exemplo, que não pôde se vacinar por algum motivo, possa vir nestes dias.”
LEIA MAIS: Escalonamento reduz filas para vacinação em Santa Cruz
Caren ainda faz um alerta para as pessoas que tiveram Covid-19 há menos de 30 dias. “Essas não podem se vacinar, mas poderão buscar as doses depois deste período.”
Publicidade
Outro ponto colocado por ela é com relação aos grupos prioritárias. “Muitas pessoas pedem ou sugerem que a vacinação seja feita em determinado grupo. Mas o município não tem autonomia para isso. É um definição feita pelo Ministério da Saúde que precisamos cumprir. Outra coisa é a quantidade de doses. O governo federal encaminha as ampolas para o Estado, que repassa um número certo para as coordenadorias de saúde, que acabam dividindo e repassando aos municípios.”
LEIA MAIS: Saúde faz nova chamada para cadastro de idosos acamados em Santa Cruz
No sábado, 27, será feita a vacinação nos idosos acamados que estão nessa faixa etária acima de 70 anos. “O idoso é vacinado e também um cuidador. Famílias que ainda não fizeram o cadastro, ainda é possível fazer”, relatou Caren Picasso.
Publicidade
Para isso, é preciso entrar em contato com o Setor de Imunizações da Prefeitura de Santa Cruz. O atendimento pode ser pelo telefone (51) 3715-1546, de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas. Outra forma é pelo e-mail imunizacoes@yahoo.com.br, informando nome completo do idoso, data de nascimento, CPF, número de telefone para contato e endereço completo.
Colaborou a jornalista Aline Silva
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade
This website uses cookies.