Não é a primeira vez que atletas que desfilam no futebol amador do interior de Santa Cruz do Sul partem para tentar sua sorte no futebol profissional. Mas, talvez seja uma das únicas vezes que um grupo tão grande busque esta oportunidade juntos. Os atletas foram selecionados pela União Barbarense, do interior de São Paulo, e estão a cerca de dois meses se preparando para a disputa do Campeonato Paulista Sub-20, além da Copa SP de Futebol Júnior. A novidade é que foram descobertos a partir de suas performances no campeonato sub-18 da Lifasc, em 2015. Segundo o coordenador geral da Lifasc, Décio Hochscheidt, a competição é uma vitrine para a garotada mostrar o seu futebol.
“Tem muitos clubes, empresários e gente ligada ao futebol que está de olho. Para nossos clubes essa exposição é ótima, assim como para a gurizada, que tem possibilidade de crescimento pessoal e profissional. Antes desse campeonato, não existia essa vitrine”, destaca Hochscheidt.
Segundo ele, a garotada carece de oportunidades. “Chega um momento em que não existe mais chance dos garotos seguirem o sonho de serem jogadores profissionais em Santa Cruz do Sul. As escolinhas levam ao juvenil do Santa Cruz ou do Avenida, mas depois disso, não tem mais a oportunidade de seguirem trabalhando”, explica. Assim, segundo o coordenador da Lifasc, ou os garotos saem da região para outros centros, ou terão que abandonar seu sonho.
Publicidade
Foi o que aconteceu com a leva de atletas que está no interior de São Paulo. Os garotos foram indicados ao técnico Jéferson Gaúcho, o Negreti, por intermédio de olheiros aqui de Santa cruz do Sul, e foram a São Paulo no final de abril.
Lá estão o zagueiro Alivan Rodrigues, o Schrek (Linha Santa Cruz); o meia/atacante Anderson Adiers, o Andinho (Avante); o atacante Douglas de Britto Villanova, o Brito (Guarani); o volante Igor Arendt Stülp (João Alves) e zagueiro Guilherme Bastos (João Aves).
Andinho foi destaque do Avante em 2015, quando foi um dos artilheiros da competição, e um dos responsáveis por levar o clube à final da competição. Mesmo caso de Igor e Guilherme Bastos, que ajudaram o João Alves a conquistar o título no Sub-18.
Publicidade
Vários casos
Não é de hoje que atletas que participaram de competições da Lifasc foram parar no futebol profissional. Talvez o atleta mais conhecido hoje seja o atacante Pedro Henrique Konzen, o Kiko, atualmente no Rennes da França. Ele disputou competições pela camiseta do Pinheiral entre 2008 e 2009, posteriormente acabou nas categorias de base do Avenida, fez um bom campeonato pelo Caxias entre 2010 e 2012 e acabou sendo negociado com o Zurich, da Áustria e, em 2014, foi negociado com o Rennes, da França.
Outro caso é o do lateral-direito Rafael Klein, que do sub-18 do Linha Santa Cruz acabou sendo levado para o juvenil do Grêmio, pelo empresário de Venâncio Aires, Eliomar Marcon. Sua qualidade chamou atenção no final do ano passado, quando acabou participando dos testes no Tricolor e foi selecionado para integrar o elenco juvenil.
Publicidade
Também podem ser citados os casos do zagueiro Romário Scherer, do Rio Pardinho, que teve formação na base do Lajeadense, esteve no FC Santa Cruz e atualmente está no Sergipe, onde vai disputar a Série D; o goleiro Andrei Vogt, do Linha Santa Cruz, que esteve no Avenida, na Segundona; o atacante Guilherme Wegmann, do João Alves, que também integrou o elenco do Avenida; o volante Guilherme Schuster, o Sapé, do Pinheiral, que esteve no Santa Cruz na Segundona; assim como o zagueiro Sérgio Pilz, do Pinheiral, também no Santa Cruz; o goleiro William, do Linha Santa Cruz, no Juventude; entre outros.
This website uses cookies.