A Uefa sorteou na tarde desta sexta-feira, 28, em Mônaco, os grupos da Europa League, a segunda competição entre clubes mais importante do futebol europeu. Considerada mais “democrática” do que a Champions League, por dar mais chances para equipes do segundo escalão do continente, a competição terá grupos mais equilibrados e outros em que há equipes com amplo favoritismo.
Alguns times tradicionais deram sorte no torneio e não devem ter problemas para avançar ao mata-mata. Vice-campeão europeu em 2013, o Borussia Dortmund quer utilizar a Europa League para se reerguer. A equipe caiu no Grupo C, com PAOK, da Grécia, Krasnodar, da Rússia e o Qabala, do Azerbaijão. Outro clube alemão, o Schalke 04 também sonha com a taça. No Grupo K, ele terá a companhia de APOEL, do Chipre. Sparta Praga, da República Tcheca, e Asteras, da Grécia.
Dos italianos, quem teve maior sorte no sorteio foi o Napoli, que encabeça o Grupo D, ao lado do Club Brugge, da Bélgica, Legia Varsóvia, da Polônia, e a zebra Midtjylland, da Dinamarca, equipe que eliminou o Southampton nos playoffs. A Fiorentina também é favorita em seu grupo, mas pode ter problemas com o Basel, que chegou às oitavas de final da Champions na última temporada. Já a Lazio é quem terá maiores problemas. Vai encarar o atual vice da Europa League, o Dnipro, além do tradicional Saint-Étienne, da França, e o Rosenborg, da Noruega.
Publicidade
Único francês cabeça de chave, o Olympique Marseille é o favorito do Grupo F, e seu principal adversário deve ser o Braga, de Portugal, equipe que foi vice-campeã da Europa League em 2011. Os outros franceses terão ingleses pela frente. O Monaco, eliminado nos playoffs da Champions, fará companhia ao Tottenham no Grupo J, enquanto o Bordeaux terá o Liverpool pela frente no Grupo B.
As 48 equipes foram divididas em 12 grupos com quatro equipes. Os dois melhores avançam à fase 16 avos de final, que terá também as oito equipes que ficaram na terceira posição em seus grupos na Champions League. Pelo segundo ano consecutivo, o campeão da Europa League terá vaga garantida na próxima edição da Champions. Na temporada passada, o campeão foi o Sevilla, da Espanha, que bateu o Dnipro por 3 a 2.
Confira os grupos da Europa League:
Publicidade
Grupo A:
Ajax (Holanda)
Celtic (Escócia)
Fenerbahce (Turquia)
Molde (Noruega)
Grupo B:
Rubin Kazan (Rússia)
Liverpool (Inglaterra)
Bordeaux (França)
Sion (Suíça)
Grupo C:
Borussia Dortmund (Alemanha)
PAOK (Grécia)
Krasnodar (Rússia)
Gabala (Azerbaijão)
Publicidade
Grupo D:
Napoli (Itália)
Club Brugge (Bélgica)
Legia Varsóvia (Polônia)
Midtjylland (Dinamarca)
Grupo E:
Villarreal (Espanha)
Viktoria Plzen (República Tcheca)
Rapid Viena (Áustria)
Dinamo Minsk (Bielorrússia)
Grupo F:
Olympique Marseille (França)
Braga (Portugal)
Slovan Liberec (República Tcheca)
Groningen (Holanda)
Publicidade
Grupo G:
Dnipro (Ucrânia)
Lazio (Itália)
Saint-Étienne (França)
Rosenborg (Noruega)
Grupo H:
Sporting (Portugal)
Besiktas (Turquia)
Lokomotiv Moscou (Rússia)
Skënderbeu (Albânia)
Grupo I:
Basel (Suíça)
Fiorentina (Itália)
Lech Poznan (Polônia)
Belenenses (Portugal)
Publicidade
Grupo J:
Tottenham (Inglaterra)
Anderlecht (Bélgica)
Monaco (França)
Qarabag (Azerbaijão)
Grupo K:
Schalke 04 (Alemanha)
APOEL (Chipre)
Sparta Praga (República Tcheca)
Asteras (Grécia)
Grupo L:
Athletic Bilbao (Espanha)
AZ Alkmar (Holanda)
Augsburg (Alemanha)
Partizan (Sérvia)
This website uses cookies.