Um caso de racismo chocou a comunidade de Santa Cruz do Sul na tarde dessa sexta-feira, 3. O crime aconteceu no início da tarde, no Santomé Bar e Restaurante, que fica na Rua Marechal Deodoro, no Centro. Uma mulher de 58 anos ofendeu um funcionário do local. O proprietário do estabelecimento, o empresário Kléber Eduardo Grutzmann, de 35 anos, presenciou o fato e foi o responsável por acionar a Brigada Militar.
À Gazeta do Sul, ele detalhou como o caso aconteceu. “Nunca tínhamos visto essa mulher por aqui. Ela chegou por volta das 11 horas e começou a beber cerveja. Tomou umas quatro garrafas sozinha. Uma hora, o nosso garçom estava limpando as mesas e ela chamou: ‘Ô negão, vem limpar minha mesa’. Ele foi. Depois, ele sentou um pouco e ela continuou chamando ele de negrão, moreno, macaco, preto, dizendo que ele não tinha limpado certo”, comentou Grutzmann, que se inteirou dos fatos após uma mulher presenciar as ofensas.
LEIA TAMBÉM: Brigada Militar de Cachoeira do Sul prende homem em flagrante por furto de televisão
Publicidade
“Imediatamente chamei a Brigada Militar. Ela passou, ainda durante a tarde, a ofender outras pessoas. Foi capaz de sentar no colo de um senhor cadeirante e perguntar: ‘O senhor é aleijado mesmo ou está se fazendo?’. Quando os policiais chegaram, um deles perguntou para ela se havia ofendido o nosso garçom, e ela disse que sim, ‘que ele era preto, negão mesmo’”, salientou o empresário.
Em nota, a Brigada Militar confirmou a prisão pelo crime de injúria discriminatória. “A senhora se dirigiu ao funcionário com vários insultos de ordem racista. Os clientes que presenciaram a atitude ficaram revoltados e as câmeras também registraram o fato. A autora apresentava sinais de embriaguez e continuou com os insultos após a chegada dos policiais. Diante da situação, foi dada voz de prisão e ela foi encaminhada até a delegacia, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante”, disse o texto divulgado pela assessoria de imprensa do 23º Batalhão de Polícia Militar. A autora dos insultos foi conduzida ao presídio. O nome não foi revelado pelas autoridades policiais.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.