Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

perda

Dona Eloína, primeira gaúcha vacinada contra a Covid-19, falece aos 102 anos em Porto Alegre

Dona Eloína recebendo a primeira dose Foto: Cesar Lopes/Prefeitura de Porto Alegre

Faleceu na manhã desta terça-feira, 26, em Porto Alegre, Eloína Gonçalves Born. Natural da capital, ela se tornou um símbolo da esperança na luta contra a pandemia quando, em 18 de janeiro de 2021, foi a primeira idosa a ser vacinada contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul.

Eloína faleceu no Donna Care Lar de Idosos, em Porto Alegre, onde vivia há vários anos. Ela tinha 102 anos. A causa da morte não foi divulgada. Ela foi cremada no fim da tarde desta terça, na capela G do Cemitério São Miguel e Almas, na capital.

LEIA TAMBÉM: Técnicos e auxiliares de enfermagem anunciam fim da greve

Publicidade

Prestes a completar 100 anos, Dona Eloína foi selecionada pelo Núcleo de Residenciais Geriátricos – Moderna Idade do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA) para ser a pioneira na vacinação contra a Covid-19. A cerimônia, no Hospital de Clínicas, marcou o início da imunização no Estado.

Eloína teve dois filhos (um já falecido), quatro netos e três bisnetos. Ela nasceu no dia 24 de julho de 1921 e sempre viveu na capital gaúcha. Nos últimos anos, seguia lúcida, aproveitando o dia a dia vendo televisão, fazendo compras pela internet, degustando pastel, cueca virada e até uma cerveja para um brinde. Gostava também de ouvir samba e música sertaneja.

LEIA TAMBÉM: Veja onde fazer a vacina contra a influenza em Santa Cruz

Publicidade

Em julho de 2021, quando completou seu centenário, Eloína recebeu uma homenagem do Governo do Estado. Ela visitou o Palácio Piratini, sendo recepcionada pelo governador Eduardo Leite no Salão Negrinho do Pastoreio, com direito a um “parabéns a você” com um músico da Banda da Brigada Militar.

A idosa tomou todas as doses da vacina contra a Covid-19 e sempre incentivava que as pessoas fizessem o mesmo. Em 2023, após receber a dose bivalente, recebeu a visita do governador no residencial Donna Care. “Visitei ele na casa dele. Agora, ele vem me ver”, disse na ocasião.

LEIA TAMBÉM: Centro de Bem-Estar Animal é inaugurado em Santa Cruz

Publicidade

“Ela foi um exemplo para todos nós. Um símbolo desse momento da história que nos permitiu superar a pandemia. Fica para sempre a lembrança da sua alegria”, disse o presidente do SINDIHOSPA, Henri Siegert Chazan.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.