O Dia do Vizinho, uma das mais tradicionais comemorações de Candelária, será realizado neste domingo, 20. Até a tarde dessa quinta-feira, 17, dez ruas ou comunidades haviam se habilitado para participar e receber o certificado da festividade. As inscrições já estão encerradas. Na maioria dos locais, será feito almoço. A programação acontece entre 10 horas e 14 horas.
De acordo com o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Flávio Kochenborger, as atividades ficam a critério de cada responsável em sua rua/localidade. O evento é uma oportunidade de confraternização entre as famílias vizinhas. “A Secretaria vai distribuir material para isolar espaços, como cones, barras e fita zebrada”, explicou.
LEIA TAMBÉM: Estudantes acompanham sessão da Câmara de Candelária
Publicidade
Além disso, as comunidades receberão a visita do secretário, representantes da Secretaria de Cultura, do prefeito candelariense, Nestor Ellwanger, e do vice-prefeito, Cristiano Becker. Ainda conforme Kochenborger, o Dia do Vizinho tem como objetivo integrar os moradores que nem sempre conseguem se encontrar para uma simples conversa no dia a dia. “É importante para fomentar as boas relações entre os vizinhos, prezando pela convivência sadia e integração entre as famílias”, complementa.
Para mais informações, é necessário procurar a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, anexa à Casa de Cultura Marco Mallmann, na Avenida Pereira Rego, ou ligar para o telefone 3743 8171 ou 3743 8170.
LEIA TAMBÉM: Comitiva de Candelária entrega demandas ao governador Eduardo Leite; confira
Publicidade
Como surgiu
Candelária realiza a confraternização entre moradores desde 1989. A tradição surgiu no estado de Goiás e ocorria em 20 de agosto, aniversário da poetisa Cora Coralina, que foi quem teve a ideia de instituir a celebração. Cora dizia que vizinho é mais que parente. Candelária foi o primeiro município no Vale do Rio Pardo a promover a atividade.
A confraternização foi introduzida pelo ex-professor e ex-secretário municipal de Educação Itamar Vezentini, falecido em 2007. A ideia surgiu durante um jantar em Cachoeira do Sul, quando lhe contaram sobre a comemoração que existia na cidade, com o fechamento de ruas em várias quadras. O Dia do Vizinho ocorre tradicionalmente no terceiro domingo de agosto.
Publicidade
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!