O domingo, 12, de sol e calor, com máximas de 32 graus, foi um atrativo para visitantes e banhistas lotarem os balneários ao longo do Rio Jacuí, em Rio Pardo. Tanto a Praia dos Ingazeiros como o Balneário Santa Vitória receberam um grande número de pessoas, que aproveitaram o dia de descanso para fazer churrasco e confraternizar com familiares e amigos. Além, claro, de se refrescar no rio.
Um deles foi o pedreiro Jandrei Fabiano de Matos, de 48 anos. Morador de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, ele está hospedado na casa do genro, no Balneário Santa Vitória, desde a virada do ano e elogia o local.
“Eu não conhecia e gostei muito do lugar”, afirmou. Destacou ainda a importância do mutirão realizado pela Prefeitura na semana passada. “Vieram aqui e limparam tudo, tiraram os entulhos. Agora só falta a colocação das lâmpadas de LED e vai ficar ótimo.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Balneários de rios se preparam para o veraneio
Como pontos a serem melhorados, citou a recuperação da via principal do balneário e a reforma dos brinquedos para as crianças. Ainda assim, pretende voltar sempre que tiver oportunidade. “Gostei muito mesmo, o lugar é maravilhoso.” Durante o deslocamento, a Gazeta do Sul observou que a estrada de acesso está em condições aceitáveis para uma via de chão batido e há infraestrutura mínima, como bares e torneiras.
Os destaques negativos são a ausência de guarda-vidas, ainda que a guarita tenha sido reformada e esteja pronta para receber os profissionais. Chama a atenção ainda a altura do talude que separa a área residencial e de camping da água. Em alguns pontos, é preciso descer mais de quatro metros para alcançar a faixa de areia, que é estreita e não comporta muitos banhistas em um mesmo ponto.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Próximo verão não deve ser tão quente quanto o anterior
Já na Praia dos Ingazeiros, a vasta sombra e a disponibilidade de churrasqueiras motivam a comunidade regional a passar o domingo no local. Centenas de pessoas ocuparam durante a manhã todos os espaços disponíveis, e o movimento de veículos foi intenso. Quem não quis ter o trabalho de fazer o próprio assado pôde almoçar em algum dos vários bares na orla do Rio Jacuí.
Um deles é conduzido há uma década pelo casal Marisa e Emílio Jardim, popularmente conhecido como Cebolinha. Marisa observou que, durante a semana e aos sábados, a movimentação no balneário é tímida; mas os domingos são de lotação, sobretudo após o meio-dia. Ao comentar as principais demandas dos frequentadores, enfatizou a ausência de banheiros públicos. Quem necessita precisa usar os sanitários existentes nos estabelecimentos comerciais.
Publicidade
Ela reclamou ainda do fechamento da área dos bares para o acesso dos veículos, situação que já ocorre há alguns anos. “Os primeiros até gostam, mas nós que estamos mais para o fundo somos muito prejudicados.” Entre as opções gastronômicas, porções de peixe, fritas e à la minuta são as mais procuradas.
Manutenção constante
Em nota, a Prefeitura de Rio Pardo informa que os balneários passam por manutenção constante e, na semana passada, equipes estiveram nas áreas de banho. O Santa Vitória recebeu melhorias na estrada de acesso e nas vias internas e roçada e construção da guarita dos guarda-vidas nos padrões exigidos pelo Corpo de Bombeiros.
No Porto Ferreira, o trabalho consistiu na retirada dos entulhos resultantes da limpeza das casas atingidas pelas enchentes, bem como apoio aos moradores na recuperação da praia.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Mudanças climáticas afetam produção de árvores frutíferas neste verão
Já nos Ingazeiros houve a pintura das áreas e preparação das quadras esportivas, que serão finalizadas nesta semana. O local vai sediar as atividades do Viva o Verão, circuito de eventos que está com inscrições abertas para o Campeonato Praiano e para a rústica De Praia a Praia. Os times interessados têm até esta quarta-feira, 15, para fazer a inscrição.
A rústica aceita competidores até sexta-feira, 17, e será realizada no dia 1º de fevereiro. Haverá ainda torneios de beach tennis, futevôlei e vôlei de areia. A Praia dos Ingazeiros receberá ainda, em fevereiro, a tradicional Festa do Peixe. As datas e a programação serão divulgadas em breve.
Publicidade
Quanto aos banheiros, a Prefeitura esclarece que não instalou banheiros químicos porque os sanitários públicos estão em fase de conclusão e devem ser inaugurados e disponibilizados para uso da população até o fim de janeiro.
Prainha ganha novos banheiros químicos para a temporada
Um dos principais pontos turísticos de Candelária, o Balneário Carlos Larger passou por trabalhos de revitalização nos últimos meses. Como parte das melhorias estruturais e pensando no conforto dos frequentadores, quatro banheiros químicos foram instalados. Além disso, houve a colocação de novos bancos.
A ação tem como objetivo oferecer maior comodidade e higiene aos usuários, especialmente no verão, quando o balneário atrai um grande número de visitantes. A instalação dos banheiros químicos foi realizada pela Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, que reconheceu a necessidade de melhorar o espaço.
A secretária de Turismo, Cultura de Esporte, Cleonice Medeiros, destacou as melhorias que estão sendo providenciadas no espaço de lazer. “A Prainha foi completamente destruída pela última enchente. Nós fizemos uma força-tarefa para deixar o local em ótimas condições, pois sabemos que o verão é um período de grande movimento. Assim, queremos que todos aproveitem com conforto.”
LEIA TAMBÉM: Horário de verão não será retomado neste ano
Cleonice também frisou que a administração municipal está preocupada com a segurança de todos. Por esse motivo, a secretaria instalou bandeiras vermelhas na área do balneário, um alerta essencial para quem for se banhar nas águas do Rio Pardo.
“As bandeiras vermelhas foram colocadas em pontos estratégicos para informar os banhistas sobre áreas de risco, pois depois da enchente o rio mudou muito”, salientou a secretária de Turismo.
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!