Este final de semana marca a retomada das grandes celebrações religiosas em Santa Cruz do Sul e na região. Após dois anos de pandemia com atividades reduzidas, a principal comemoração cristã será celebrada na semana que vem com eventos presenciais. O Domingo de Ramos, dia 10, antecede a programação especial da Semana Santa, que inclui Quinta-feira Santa, Sexta-feira da Paixão, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa.
Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 nessa sexta-feira, 8, o assessor de comunicação da Diocese de Santa Cruz do Sul, padre Rodrigo Eduardo Hillesheim, frisou que a celebração remonta à Sagrada Escritura, quando Jesus entra em Jerusalém. “É a partir desse momento que a gente abre a Semana Santa, a semana mais importante dos cristãos. Quando ele entra em Jerusalém é aclamado como rei, como Senhor, e as pessoas aclamaram Cristo com tapetes e ramos nas mãos, e também queremos aclamar Jesus como Senhor e rei. Por isso, carregamos nas mãos os ramos abençoados”, disse.
LEIA TAMBÉM: Páscoa tem programação especial em Sobradinho
Publicidade
Em Santa Cruz, a Catedral São João Batista recebe a celebração onde as pessoas levam seus ramos para que sejam abençoados. A procissão e bênção de ramos ocorrerão às 9 horas, e depois haverá a missa celebrada pelo bispo Dom Aloísio Alberto Dilli. Na quinta-feira, ocorrem missa às 16 horas, com a unção dos enfermos, e às 19 horas, missa da Ceia do Senhor e início do Tríduo pascal. Na sexta-feira não haverá celebrações, mas são recomendadas orações, jejum e abstinência de carne. Às 19 horas acontece a tradicional procissão luminosa do Senhor Morto, percorrendo as ruas no entorno da Praça Getúlio Vargas.
No sábado haverá vigília às 19 horas; será lida a passagem da Bíblia onde o povo hebreu é libertado por Moisés da escravidão no Egito para a terra prometida. Encerrando a programação, o domingo de Páscoa terá missas às 9 e às 18 horas e as famílias são convidadas. “É uma retomada e uma renovação espiritual para as pessoas nessa Páscoa, podendo participar ativamente desses momentos tão importantes da nossa fé.”
LEIA MAIS: Fiéis celebram os 75 anos da visita do Padre Kentenich
Publicidade
Colaborou o repórter Ronaldo Falkenback.
A Igreja Luterana terá culto no Núcleo Concórdia neste sábado, às 19 horas, e no domingo, às 9 horas no Centro e às 10 horas na Cohab. Durante a Semana Santa, a programação começa na quinta-feira, 14, com Ceia Pascal Cristã às 19h30, no Centro, e na sexta-feira, culto às 9 horas. No Sábado de Aleluia haverá culto na Cohab às 19 horas, e no Domingo de Páscoa, culto no Centro com a participação do Coral da Comunidade, às 9 horas, e no Bairro Faxinal, às 18 horas.
“A nossa expectativa é de que haja uma boa participação na programação, uma vez que estão ocorrendo flexibilizações nas regras da pandemia. Além disso, esse período é muito importante para os cristãos, pois lembramos e celebramos o sofrimento e a morte de Jesus em favor da humanidade e sua ressurreição no Domingo de Páscoa”, declarou o pastor Edelberto Rubem Stachovski.
Publicidade
Na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), a Comunidade Centro, localizada na Rua Venâncio Aires, terá missa neste domingo, a partir das 9h30. Os demais cultos serão realizados na Comunidade Martin Luther, às 9h30; na Comunidade Gustavo Adolfo, às 9h15; e na Comunidade Bom Pastor, às 9h30.
Durante a semana, a programação do Centro começará na quinta-feira, com culto para os idosos às 15 horas e culto com Santa Ceia às 18h30. Na sexta-feira, 15, haverá culto com Santa Ceia às 9h30, e à noite, às 19h30, culto com Tríduo Pascal.
LEIA TAMBÉM: Especial da Mulher: uma vida marcada pela fé
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.