Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RELIGIÃO

Domingo de Ramos dá início à Semana Santa

Foto: Rodrigo Assmann/Banco de Imagens

Tradicional bênção e procissão dos ramos ocorrem neste domingo em cidades da região

Este final de semana marca o início das celebrações referentes à Semana Santa das 51 paróquias da Diocese de Santa Cruz do Sul e da região. Os últimos dias do tempo quaresmal e o início do Tríduo Pascal serão celebrados, em preparação para a Páscoa do Senhor. É a semana mais importante do ano litúrgico, quando são lembrados, de modo especial, os mistérios da paixão, da morte e da ressurreição de Jesus Cristo. 

Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, o bispo da Diocese de Santa Cruz, dom Aloísio Alberto Dilli, explicou que a Semana Santa possui essa expressão especial por ser o tempo central do Cristianismo. “Isso acontece porque na Semana Santa nós celebramos a Páscoa como ponto alto. A Páscoa, na língua hebraica, significa passagem – a passagem da morte para a vida em Jesus Cristo. Por isso é que nós, cristãos, cremos nesta passagem da morte de Cristo para a ressurreição”, esclareceu.

LEIA TAMBÉM: Peixarias vivem expectativa com a Semana Santa

Publicidade

Para abrir as celebrações, ocorre neste domingo, 2, a solenidade de Domingo de Ramos. Nesta data, as igrejas realizam a tradicional bênção e procissão dos Ramos, lembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Em Santa Cruz, o bispo diocesano dom Aloísio Dilli presidirá a Celebração na Catedral São João Batista, às 9 horas. A Igreja pede que os fiéis levem amos de palmeiras ou outros galhos, para serem abençoados. “Os ramos significam que nós vamos juntos para acompanhar Jesus na Semana Santa, ou vamos acompanhá-lo na sua Páscoa, para que a sua Páscoa também se torne a nossa”, afirmou dom Aloísio.

Também no domingo, a igreja promove o Dia Nacional da Coleta. Os fiéis poderão realizar doações em valores nas celebrações de que participarem como gesto concreto da Campanha da Fraternidade. As doações arrecadadas serão aplicadas em projetos sociais que integram os Fundos Diocesanos e Nacional de Solidariedade. 

LEIA MAIS: Comunidades promovem caminhada da Paixão de Cristo ao Parque da Cruz

Publicidade

Dando continuidade às celebrações, na quarta-feira, 5, às 18h15, será celebrada a missa dos Santos Óleos na Catedral. Também conhecida como Missa Crismal, a celebração será presidida por dom Aloísio Dilli com a participação de todos os padres, que fazem a renovação das promessas sacerdotais. Na ocasião, o bispo abençoará os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrará o óleo do Crisma, que será usado na ministração dos sacramentos durante todo o próximo ano nas paróquias da diocese. “Esse momento faz parte da comunhão diocesana e nós celebramos essa missa, mas devemos estar em comunhão durante todo o ano. Por isso as promessas sacerdotais”, disse o bispo diocesano.

Tríduo Pascal 

Na quinta-feira, 6, às 19 horas, dom Aloísio presidirá a Celebração do Lava-Pés e Instituição da Eucaristia, que dá início ao Tríduo Pascal. O conjunto dos três dias celebrados começa com a missa vespertina da Quinta-Feira Santa e conclui-se com a Vigília Pascal, no Sábado Santo.

LEIA TAMBÉM: Estiagem prejudica e reduz oferta de pescado na Feira do Peixe de 2023

Publicidade

Na tradição do catolicismo, a celebração de Lava-Pés simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo. Para simbolizar esta ação, dom Aloísio irá lavar os pés de 12 representantes de instituições sociais, relembrando o gesto de Jesus na última ceia ao lavar os pés dos seus apóstolos. “Jesus ensina, com este gesto de lava-pés, aquilo que ele faz no dia seguinte na cruz, o abaixar-se totalmente ou entregar a própria vida para salvar a humanidade”, ressaltou. 

Já na sexta, 7, será celebrada a Sexta-feira Santa, Paixão e Morte de Jesus Cristo. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, a paixão, a crucificação, a morte e o sepultamento de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos. Às 15 horas, horário em que Jesus morreu, será realizada uma celebração em frente à Catedral, por dom Aloísio. Após, uma procissão com a imagem do Senhor Morto sairá de frente da igreja e percorrerá as ruas no entorno da Praça Getúlio Vargas, retornando para o local.

LEIA TAMBÉM: Sinimbu começa a preparar a Feira do Peixe para a Semana Santa

Publicidade

Ainda no Tríduo Pascal, no sábado, 8, às 19 horas, dom Aloísio vai presidir, juntamente com o pároco da Catedral, padre Rodrigo Eduardo Hillesheim, a celebração da Vigília Pascal. Para fechar a programação, no domingo de Páscoa será celebrada a Festa da Ressurreição, sendo a maior solenidade de fé da comunidade. A missa de Páscoa será às 9 horas, realizada por dom Aloísio na Catedral São João Batista.

Via Sacra até o Morro da Cruz 

A Comunidade São Luís, do Bairro Monte Verde, e a Nossa Senhora do Carmo, do Bairro Margarida, ambas de Santa Cruz, promovem na Sexta-feira Santa a 13ª Caminhada da Paixão de Cristo ao Parque da Santa Cruz. A saída será às 17 horas, em frente à Catedral São João Batista. A comunidade percorrerá as ruas Ramiro Barcelos, Thomas Flores, Rua do Moinho, Henrique Schuster, Arlindo Kothe, Irmão Pedro, Lotário Hauser, Edmundo Bauhardt, Avenida Dom Guilherme Müller e Guatambu, com encerramento no Parque da Santa Cruz

LEIA TAMBÉM: Fiéis celebraram a Quaresma em Santa Cruz

Publicidade

Semana Santa em Linha Travessa

O Mosteiro da Santíssima Trindade, em Linha Travessa, também realizará cerimônias durante a Semana Santa. Neste domingo, a missa será celebrada às 9h30. A tradicional missa do Lava-Pés será na quinta-feira, às 20 horas. Já na sexta, a Celebração da Paixão do Senhor está marcada para as 15 horas. No final de semana também haverá cerimônias. No sábado, haverá Vigília Pascal, às 20h30; no domingo, missa, às 9h30.

Rio Pardo 

Em Rio Pardo, neste domingo, ocorrerá a tradicional Procissão de Ramos, que partirá da Igreja Senhor dos Passos, seguindo para a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, com missa e benção dos ramos. Na terça-feira, 4, uma caminhada penitencial vai iniciar às 5 horas, partindo da Prefeitura e indo até a Igreja Matriz, onde ocorrerá celebração penitencial. Na quinta-feira, a comunidade poderá acompanhar a Missa de Lava-Pés, a Instituição da Eucaristia e o translado do Santíssimo Sacramento na Igreja Matriz, a partir das 19h30. 

LEIA TAMBÉM: Shopping Santa Cruz terá atrações de Páscoa; confira a programação

Na Sexta-feira Santa, entre 8 horas e meio-dia, a Igreja Matriz terá a adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 15 horas será o momento da Proclamação da Paixão, também na Matriz. Às 18 horas, a comunidade segue em procissão com a imagem do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores pelas ruas da cidade. E às 20h30 será realizada a encenação do 30º Espetáculo da Paixão de Cristo, no antigo Forno da Cal.

No sábado, às 20 horas, a Igreja Matriz receberá bênção do fogo novo, missa da Vigília Pascal e benção da água. No domingo de Páscoa haverá Missa da Ressurreição na Igreja Matriz, a partir das 9h30, e Missa na Igreja Senhor dos Passos, às 18h30.

*Colaborou o jornalista Ronaldo Falkenback

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.