Eram 8h30 da manhã desse domingo, 30, quando os sinos da paróquia da comunidade Nossa Senhora de Lourdes, de Monte Alverne, anunciaram o início da missa em comemoração ao Dia do Colono e Motorista. A festa teve início com a celebração religiosa, que contou com um momento especial quando moradores entraram na paróquia vestidos como agricultores e outros carregavam símbolos do Dia do Colono e Motorista.
No meio da manhã, houve o desfile e a bênção dos veículos realizada pelo pároco da comunidade, Eleutério Orsolin. Além de diversos caminhões, carros e outros veículos, participaram também a comitiva de divulgação da 38ª Oktoberfest, com a rainha Camila Schaefer e as princesas Marilia Fischer e Daniela Schoeninger. Ao meio-dia, o almoço foi servido para cerca de mil pessoas no Ginásio Miguelão. A festa se estendeu até o fim do dia, com a animação da Banda Trem da Alegria e Grupo Presença.
LEIA TAMBÉM: FOTOS E VÍDEO: festejos do Colono e Motorista movimentam Monte Alverne e Cerro Alegre Baixo
Publicidade
Pároco há quatro anos na comunidade Nossa Senhora de Lourdes, o padre realizou a celebração pela segunda vez. “É uma festa da comunhão. Um encontro fraterno de solidariedade e reconhecimento”, afirmou. Segundo ele, os festejos são realizados como uma forma de agradecimento da paróquia tanto aos agricultores como aos motoristas. “Uma forma de apoiar, incentivar e mantê-los unidos. Existe uma comunhão fraterna entre nós, uma identidade rural. Um depende do outro para sobreviver.”
O religioso citou as intempéries que as famílias precisam vencer durante o ano, como a seca e as chuvas em grande volume. “O agricultor depende muito disso, mas quem faz o tempo não somos nós, e sim Deus. Por isso precisamos dessa celebração”, comentou. De acordo com ele, foi uma oportunidade de agradecer. “Um momento de junção da unidade entre o ser humano e o divino, para que se possa crescer e prosperar cada vez mais. Agradecer a colheita que tivemos e pedir que o tempo continue a correr bem”, destacou.
LEIA TAMBÉM: Nova Feira Rural Central leva expectativa aos feirantes de Santa Cruz
Publicidade
O pároco aproveitou a oportunidade para deixar uma mensagem a todos os colonos e motoristas. “Pedimos a Deus a graça e a alegria para que tenhamos um bom ano, uma excelente safra aos agricultores. E para os motoristas, que tenham uma excelente viagem de ida e retorno, que nada aconteça pelo caminho. É somente em Deus, na intercessão de São Cristóvão, que as coisas boas sempre acontecem.”
Cautela nas estradas
Nascido em Monte Alverne, Dominicos Miguel Schneiders foi participar do desfile da comunidade Nossa Senhora de Lourdes junto da família. A esposa, Adriana Nopes, e a filha de 2 anos, Julia Nopes Schneiders, fizeram companhia na celebração. Dominicos é caminhoneiro desde 2010, mas foi a segunda vez que se fez presente na festa em Monte Alverne. “Gosto bastante de participar. Pensava em ser caminhoneiro desde criança e hoje é um sonho realizado”, declarou.
LEIA TAMBÉM: Herança de trabalho: a história de quem faz acontecer
Publicidade
O motorista autônomo falou sobre a importância de manter a fé, especialmente em razão da vida difícil que leva nas estradas. “Infelizmente, hoje em dia muitas rodovias se encontram em más condições. Por isso, saio sempre inseguro de casa, até porque o trânsito está caótico também.” No entanto, Dominicos acredita sempre no poder da fé e da segurança. “Muitas pessoas não se cuidam, mas eu escolho dirigir com cuidado e zelando pela vida”, enfatizou.
Cerro Alegre Baixo também teve missa e desfile
A Comunidade Santos Mártires, de Cerro Alegre Baixo, em Santa Cruz, também realizou festejos em razão do Dia do Colono e Motorista, que foi comemorado no dia 25 de julho. No local, a programação foi dividida em três momentos. As atividades iniciaram-se às 9h30, com missa presidida pelo padre Astor Backes, da Paróquia Santo Antônio. Após, foram realizados o desfile e a bênção pelo padre, com a participação de cavaleiros, máquinas agrícolas, caminhões e outros veículos.
LEIA TAMBÉM: Colono e Motorista: feriado para celebrar as tradições movimenta o interior de Santa Cruz
Publicidade
Foi a primeira vez do padre Astor acompanhando o desfile na localidade. “Vemos como o pessoal se reúne para prestigiar esse dia especial de colonos e motoristas. Estamos abençoando todos os veículos, pedindo para que Deus nos acompanhe no trânsito”, disse. Luciano Caspary, um dos divulgadores do evento, surpreendeu-se com a participação da comunidade. “Foi um dos maiores que já tivemos. Cerro Alegre Baixo está de parabéns pela iniciativa.”
Após o desfile, os festejos seguiram com almoço que teve no cardápio churrasco, maionese e diversas saladas. Do começo da tarde até a noite, a programação musical teve a participação de Valdeci e Lito, Paulo Ricardo e Banda e Banda Magia Musical. O evento contou ainda com roda da sorte e venda de cucas e tortas. Estima-se que mais de 500 pessoas tenham participado.
Colaborou a jornalista Aline Silva
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!