Categories: Polícia

Domingo de eleição terá 9 mil agentes no Estado para atuar na segurança

O Departamento de Comando e Controle Integrado da Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou nesta sexta-feira, 5, que 9 mil agentes vão atuar no domingo, 7, para garantir a tranquilidade e a legalidade durante a eleição. A organização da operação para as eleições de 2018 começou há cerca de um mês, com reuniões e videoconferências envolvendo as forças estaduais e federais.

A operação integra agentes da Brigada Militar (BM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Aproximadamente 600 presos provisórios demonstraram interesse em votar nas eleições de 2018. A Susepe disponibilizará 11 locais para votação de detentos. A legislação garante direito ao voto para presos provisórios sem condenação criminal transitada em julgado. 

Publicidade

O Rio Grande do Sul não possui legislação estadual que proíba o comércio e consumo de bebida alcoólica nos dias de eleição. A SSP também já confirmou que não regulamentará, em âmbito estadual, a chamada “lei seca”. De acordo com a secretaria, juízes eleitorais ou secretarias de segurança pública de municípios podem determinar a medida nos municípios gaúchos.

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.