O Departamento de Comando e Controle Integrado da Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou nesta sexta-feira, 5, que 9 mil agentes vão atuar no domingo, 7, para garantir a tranquilidade e a legalidade durante a eleição. A organização da operação para as eleições de 2018 começou há cerca de um mês, com reuniões e videoconferências envolvendo as forças estaduais e federais.
A operação integra agentes da Brigada Militar (BM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Aproximadamente 600 presos provisórios demonstraram interesse em votar nas eleições de 2018. A Susepe disponibilizará 11 locais para votação de detentos. A legislação garante direito ao voto para presos provisórios sem condenação criminal transitada em julgado.
Publicidade
O Rio Grande do Sul não possui legislação estadual que proíba o comércio e consumo de bebida alcoólica nos dias de eleição. A SSP também já confirmou que não regulamentará, em âmbito estadual, a chamada “lei seca”. De acordo com a secretaria, juízes eleitorais ou secretarias de segurança pública de municípios podem determinar a medida nos municípios gaúchos.