Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

144 ANOS

Dom Pedro II teria dado o nome a Santa Cruz do Sul

Foto: Arquivo Pessoal

Rua Ramiro Barcelos, em frente de onde, atualmente, é a sede da Gazeta; e a esquina da Cel. Brito com a Borges de Medeiros

O colunista da Gazeta do Sul José Augusto Borowsky publicou, em janeiro de 2014, material tratando sobre as hipóteses em relação à definição do nome Santa Cruz do Sul. Utilizou como fonte Hardy Martin (1927-1996) e o pastor Armindo Müller. A população, relatou, manteve o nome da colônia, mas a origem da denominação seguia duvidosa.

A história conta que, em 15 de setembro de 1849, Dom Pedro II recebeu, no Rio de Janeiro, grupo de imigrantes alemães. Eles foram informados de que seriam levados para a nova Colônia de Santa Cruz, na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul.

LEIA TAMBÉM: Crianças ajudam a produzir bolos para o aniversário de Santa Cruz

Publicidade

Um dia antes havia ocorrido a Festa da Santa Cruz. Destacou José Borowsky que o imperador era muito católico e pode ter feito uma homenagem à data. Outra hipótese seria referência à Estância Santa Cruz, de Antônio Rodrigues Chaves. Ficava próximo a Barros Cassal, com divisa perto do novo município.

Outro fator que pode ter influência é a Fazenda Imperial de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, que era muito apreciada por Dom Pedro. Ainda há as possibilidades de referência ao primeiro nome do Brasil, Terra de Santa Cruz, ou à homenagem ao comerciante Antônio Martins da Cruz, o Barão de Cambaí. 

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz do Sul completa 144 anos com projeções de crescimento

Publicidade

O pesquisador Armindo Müller aponta, porém, que o nome Santa Cruz já aparecia antes da fundação da colônia: um documento da Guarda Nacional, de 1842, faz referência a um acampamento em Santa Cruz do Botucaraí. Além disso, tem como possibilidade a relação com a colheita de folhas de erva-mate nos ervais de São João de Santa Cruz.

A referência à região em que está situado – Sul – foi incluída, por meio de decreto, pelo presidente Getúlio Vargas em 1945. Com essa medida, distingue a cidade de topônimos que existem em outros Estados brasileiros.

Os pioneiros

Santa Cruz do Sul é filha de Rio Pardo. Os registros mostram que os primeiros colonizadores, além da presença indígena, são das regiões de Reno e da Silésia e teriam chegada na década de 1840. Eles ocuparam as terras cedidas por lei pelo governo imperial, atendendo ao incentivo à imigração.

Publicidade

Chegando à região, as cinco primeiras famílias estabeleceram-se na Colônia Picada Velha, atual Linha Santa Cruz. Com infraestrutura escassa, tiveram grandes dificuldades para iniciar a produção, uma das características econômicas que trouxeram consigo.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz terá novo loteamento com 144 casas populares

Augusto Wutke, casado com Francisca Mummert, pai de Guilherme, Joana Maria, Lucas e Juliana; Frederico Thietze e a irmã Carlotta; Augusto Rafler; Augusto Mandler; João Gottlobo Pohl (Johann Gottlob Pohl); e Augusto Arnold foram esses desbravadores, que enfrentaram matas densas, ergueram casas simples e depararam-se com limitações de toda ordem.

Publicidade

Com subsídio governamental, que depois teve de ser restituído, e alimentação para um mês, além de sementes variadas, eles deram início aos trabalhos para a formação do que hoje é a 7ª economia do Rio Grande do Sul.

LEIA TAMBÉM: Estudantes projetam os desejos para o futuro de Santa Cruz em carta

A colônia cresceu, sendo Evaristo Alves de Oliveira o primeiro administrador. Atualmente reconhecida pela produção e manufatura do tabaco, começou com plantação de feijão, milho, batata, cevada e linho, que permitiram saldar os débitos com a aquisição das terras.

Publicidade

Números *

  • Habitantes
    • 132.271
  • Área
    • 733,898 em quilômetros quadrados
  • Salário médio
    • 2,7 salários mínimos
  • PIB per capita
    • R$ 75.387,36
  • Índice de Desenvolvimento Humano Municipal
    • 0,773

* Fonte IBGE

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.