Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RECONHECIMENTO

Dom Aloísio Dilli recebe título de Cidadão Santa-cruzense

Foto: Jacson Stülp/Câmara de Vereadores

O quarto bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul foi homenageado pela Câmara de Vereadores na noite de segunda-feira com a entrega do título de Cidadão Santa-cruzense. Dom Aloísio Alberto Dilli, nascido no dia 21 de junho de 1948 em Boa Vista, no município de Poço das Antas, no Vale do Caí, assumiu o posto em Santa Cruz em 2016. Agora, após completados 75 anos de idade, ele encaminha sua carta de renúncia ao Papa Francisco.

LEIA TAMBÉM: Do início na religião à renúncia: a trajetória de dom Aloísio Dilli

A concessão da honraria foi proposição do vereador Alberto João Heck (PT), que justificou, entre outros motivos, pela “importante atuação de Dom Aloísio junto à comunidade”. “É uma forma de homenageá-lo e demonstrar todo o nosso reconhecimento por ele ser o quarto bispo da história da Diocese e também pelo seu trabalho com o clero e o povo diocesano”, destacou.

Publicidade

Dom Aloísio estudou os quatro anos do primário na escola local, e aos 11, ingressou no Seminário Seráfico de Taquari. Cursou Filosofia na Faculdade Nossa Senhora da Conceição em Viamão e Teologia no Instituto de Teologia da PUC-RS, em Porto Alegre. Em 1975, fez sua profissão solene na Ordem dos Frades Menores (franciscanos). Foi ordenado padre em 1977.

Fez mestrado em Liturgia no Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo, em Roma. Em 2007, foi ordenado bispo da Diocese de Uruguaiana pelo Papa Bento XVI e se tornou o bispo referencial para a Liturgia do Regional Sul 3 da CNBB, função que ocupou até o fim de 2020, retornando em 2023. Em julho de 2016, foi ordenado bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul. A posse ocorreu em 28 de agosto do mesmo ano, na Catedral São João Batista.

LEIA TAMBÉM: Dom Aloísio Dilli: zelo ambiental com tarefas na horta e no pomar

Publicidade

Heck ainda destacou que “é fácil perceber em Dom Aloísio, na sua vivência e nas suas palavras, o significado do Sermão da Montanha, da Parábola do Bom Samaritano, da Oração de São Francisco ou do Cântico das Criaturas, que proclamou já em seu leito de morte.” Segundo ele, a humildade, a simplicidade, o carinho, a humanidade e a solidariedade cristã são símbolos da sua relação com as pessoas e com a natureza.

A sessão de segunda-feira foi conduzida pela presidente do Legislativo, vereadora Bruna Molz. Participaram a prefeita Helena Hermany; Cláudio Haas, membro do Conselho de Assuntos Econômicos da Mitra Diocesana de Santa Cruz; Benício Albano Werner, líder comunitário e ex-colega de seminário de dom Aloísio Alberto Dilli; padre Leandro José Lopes, vigário-geral da Diocese de Santa Cruz do Sul; Cenira Moraes, colaboradora do Bispado de Santa Cruz do Sul; e Ilse Maria Reimann, funcionária do setor financeiro da Cúria Diocesana.

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.