Geral

Dois projetos são selecionados no Vem pro Museu

Diante da tragédia que atinge todo o Estado do Rio Grande do Sul, o Museu da Cultura Hip Hop RS adiou o anúncio dos selecionados através dos editais do programa Vem Pro Museu, financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Petrobras. Nesta primeira chamada, foram selecionados 44 projetos através do edital de eventos, 50 artistas via edital de estúdio musical, quatro projetos via edital de esporte e 14 escritores pelo edital de escritores e escritoras, além das seis exposições através do edital de museologia.

Entre os selecionados estão dois projetos de Santa Cruz do Sul. São eles os MCs Berma e Divenus. “Estamos vivendo um momento delicado, e a retomada de atividades é essencial para a vida de todos. Em tão pouco tempo, visto que acabamos de passar por uma pandemia, o setor da cultura sofre com mais uma adversidade sem precedentes”, explica Aretha Ramos, coordenadora administrativa do Museu da Cultura Hip Hop RS. “E o movimento hip hop, mais uma vez, se estabelece como uma importante ferramenta para enfrentar adversidades. Esperamos que, através dos nossos editais e eventos, tenhamos como oportunizar um palco de recomeço para tantos artistas, além de ser um espaço cultural democrático para os gaúchos.”

LEIA TAMBÉM: Rádio Gazeta FM 101,7 anuncia novidades na programação

Publicidade

O programa Vem Pro Museu contempla cinco editais nas áreas: exposições museológicas, eventos esportivos, escritores e escritoras, eventos culturais, produção musical e gravação musical. Além disso, um formulário para recebimento de outras propostas também segue disponível, para que o Museu receba projetos de atividades que não se adequam às normas dos editais.

LEIA TAMBÉM: Livro de Tibério Vargas Ramos recupera a trajetória de uma lenda do jornalismo gaúcho

A primeira chamada do programa encerrou suas inscrições em 30 de abril, tendo seu resultado divulgado no dia 29 de junho, através das redes oficiais do Museu da Cultura Hip Hop RS – acesse aqui. Os projetos inscritos foram analisados por uma curadoria composta por representantes de cada elemento da cultura hip hop: graffiti, breaking, MC, DJ e o conhecimento. O edital é permanente e novas convocatórias serão anunciadas no decorrer do ano.

Publicidade

Como visitar

O Museu da Cultura Hip Hop RS fica localizado na Rua Parque dos Nativos, 545, Vila Ipiranga, em Porto Alegre. O local está aberto para visitação de quarta a domingo, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, inclusive aos feriados. Neste período, é possível optar por visitas agendadas ou livres.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.