Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FOLIA

Dois palcos e espaços em outras ruas; veja detalhes das estruturas do Bailinho da Borges

Marchinhas não ficarão de fora do Bailinho da Borges, em Santa Cruz do Sul | Foto: Nilani Goettems

Os foliões mais ansiosos já contam os dias e as horas para 11 de fevereiro, quando Santa Cruz do Sul sedia mais uma edição do Bailinho da Borges, das 17 horas até 1 hora da manhã seguinte. Uma entrevista coletiva com a coordenação do evento foi realizada na tarde de sexta-feira, na Cafeteria Iluminura, para detalhar o evento. A expectativa é de reunir 30 mil pessoas na festa.

A celebração do Carnaval de rua, realizada na Rua Borges de Medeiros, no Centro, relembra os bailes tradicionais, com marchinhas, blocos, concurso de fantasia e muita festa ao ar livre. É a terceira edição do evento, que se consolida como uma das maiores festas carnavalescas do Estado.

LEIA MAIS: Bailinho da Borges vai resgatar os antigos bailes de Carnaval

Publicidade

Um aspecto que aumenta o alcance do evento em 2023 é que o perímetro da festividade vai ser ampliado. O Bailinho utilizará, além da Borges de Medeiros, espaços das ruas Marechal Floriano e até da Marechal Deodoro. As novidades ficam por conta dos dois palcos, um na Borges e outro na Praça da Bandeira, em frente ao Palacinho da Prefeitura, que receberão artistas como Bako Lopes e o talento local de Edinho Nascimento e Banda.

Os blocos também darão brilho especial à festa no cortejo da Borges. Estarão presentes o Bloco Areal do Futuro, de Porto Alegre, e Império da Lã, comandado pelo frontman da banda gaúcha Bidê ou Balde, Carlinhos Carneiro.

A gerente da unidade do Sesc Santa Cruz e coordenadora da equipe que organiza o Bailinho, Roberta Pereira, salienta que, durante dois anos, o evento ocorreu em uma quadra da Borges de Medeiros. “Vemos o que está acontecendo com outros eventos de rua e por isso estamos projetando um crescimento do público. Aumentamos o perímetro, vamos utilizar a Praça da Bandeira, vamos ter dois palcos. As pessoas poderão circular um pouco melhor por todas as atrações”, comenta.

Publicidade

LEIA MAIS: Concurso de fantasias será atração no Bailinho da Borges

O palco principal será ampliado, enquanto o palco extra vai receber a roda de samba com Edinho Nascimento e a bateria do Uniãozinho, garotada da Escola de Samba Acadêmicos do União, que completa 100 anos em 2023.

Um dos destaques do Bailinho da Borges é o concurso de fantasias de Carnaval. Neste ano serão cinco categorias premiadas: melhor fantasia Infantil, Adulto e Melhor Idade, e prêmios de destaque e originalidade. Além da avaliação por uma comissão organizadora, as pessoas terão chance de votar na melhor fantasia durante a transmissão do evento, que poderá ser acompanhada via internet. As inscrições serão aceitas das 17 às 19 horas e o resultado será divulgado no mesmo dia. O concurso tem a organização da Gazeta do Sul.

Publicidade

Cronograma começa neste domingo com filmes

Duas atrações do cronograma oficial do Bailinho da Borges se antecipam à festa do dia 11 de fevereiro. O primeiro evento é o Cine Bailinho, que ocorreu neste domingo. Com entrada gratuita, dois filmes que tratam da temática do Carnaval foram apresentados na Praça da Bandeira: Pérola Negra, 90 anos de História da SCB União e Aquele da Paixão.

Outra atração da programação que antecede o Bailinho é a palestra da presidente da SCB União, Marta Nunes, no dia 9 de fevereiro. Intitulada Carnaval em Santa Cruz: alegrias e desafios em mais de um século desta festa popular, a apresentação será na Casa das Artes Regina Simonis, na esquina das ruas Marechal Floriano e 28 de Setembro, a partir das 18 horas.

O Bailinho da Borges é produzido em conjunto pela Tombini Produções e Skené Projetos Culturais, com recursos captados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio do Sesc e Município de Santa Cruz do Sul. Responsável pela coordenação dos eventos, Rafael Tombini comenta o crescimento da atração em relação aos anos anteriores: foram 9 mil pessoas na primeira edição, em 2019, e 17 mil em 2020, última antes da pandemia.

Publicidade

“O Bailinho cresceu, e precisava crescer. Isso é melhor para todo mundo, para a cidade, pois a gente consegue expandir e abrir mais espaço. As pessoas conseguem circular um pouco mais, e agora tomando conta da Praça da Bandeira, que é um ponto emblemático”, comenta.

LEIA MAIS: Gastronomia, serviços e atrações: saiba detalhes de como será o Bailinho da Borges

Mais de 30 estabelecimentos de Santa Cruz dão apoio ao evento. Além do comércio local, o público terá acesso a tendas espalhadas pela Borges de Medeiros, com a participação de todas as cervejarias da cidade. O objetivo também é fazer uma festa sustentável: não serão permitidos copos ou garrafas de vidro no ambiente do baile. A intenção é fazer o público trazer o próprio copo, ou adquirir o personalizado do festival, que será vendido no evento.

Publicidade

Na parte de infraestrutura, a Prefeitura irá disponibilizar banheiros químicos e a limpeza após o término da festa. O Município trabalha também na coordenação das forças de segurança, que terão o desafio de manter a festa segura, como ocorreu nos anos anteriores.

O secretário de Administração, Edemilson Severo, é um dos criadores do Bailinho da Borges e participa da coordenação do evento. Nas duas edições anteriores, em 2019 e 2020, nenhuma ocorrência policial relacionada à festividade foi registrada na Delegacia de Polícia, com exceção para a perda de documentos.

Severo ressalta que todas as estruturas móveis estão de acordo com a legislação de prevenção contra incêndios (PPCI). Acrescenta que o Bailinho terá uma UTI móvel à disposição dos foliões, por meio do serviço de ambulância.

“Estamos preparando todos os aspectos de segurança, que passa por Brigada Militar, apoio da Polícia Civil, Susepe, Guarda Municipal, agentes de trânsito e Corpo de Bombeiros. Ofertamos um significativo número de banheiros químicos, e pedimos que as pessoas não tragam garrafas. Todos os aspectos que contemplam a segurança das crianças, dos avós, dos adultos, pessoas que vêm de todos os lugares, retratam esse Carnaval de Santa Cruz como um Carnaval de família”, frisa.

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.