Regional

Dois municípios da região registraram danos com a chuva do fim de semana

Até a manhã desta segunda-feira, 17, 19 municípios gaúchos reportaram à Defesa Civil estadual danos em virtude de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra durante o fim de semana. Dois deles estão localizados no Vale do Rio Pardo: Boqueirão do Leão e Rio Pardo.

Além disso, Arvorezinha, Bento Gonçalves, Canela, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Coqueiro Baixo, Dom Pedro de Alcântara, Igrejinha, Mampituba, Maquiné, Pareci Novo, Parobé, Roca Sales, São Luiz Gonzaga, São Vendelino, Três Coroas e Vale Real foram atingidos pelo novo evento climático.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz terá semana com dias chuvosos; veja a previsão

Publicidade

Em Boqueirão do Leão, onde está a nascente do Rio Pequeno, um dos principais afluentes do Rio Pardinho, o acumulado de chuva até o final da tarde de domingo, 16, já havia ultrapassado os 150 milímetros em algumas localidades segundo a Defesa Civil municipal. Os acessos a Sinimbuzinho e Passo das Pedras Brancas, além da ponte de Linha Moisés que liga ao município de Progresso, estão interditados.

Já em Rio Pardo, os órgãos municipais permanecem em estado de atenção para possíveis danos provocados pela chuva. Conforme informações da Prefeitura, a situação dos rios Pardo e Jacuí é tranquila e nenhum morador precisou deixar as suas moradias. Na manhã desta segunda-feira, a equipe da Defesa Civil circulou nas áreas ribeirinhas monitorando os pontos.

Em Rio Pardo, situação dos rios é monitorada

LEIA MAIS: Rio Pardo segue em estado de atenção para possível cheia dos rios Pardo e Jacuí

Publicidade

No Estado

Em São Luiz Gonzaga, aconteceu uma microexplosão, fenômeno caracterizado por chuva volumosa em curto espaço de tempo, geralmente acompanhada de rajadas de vento intensas. A ocorrência, que deixou 400 pessoas desalojadas e uma ferida, afetou cerca de 15 mil pessoas. Na noite desse domingo, 16, a Defesa Civil estadual já recebeu a primeira carga de itens de ajuda humanitária para ser entregue aos afetados na cidade.

No distrito de Barra do Ouro, em Maquiné, 2 mil pessoas ficaram ilhadas devido à interrupção da ERS-484 e da ERS-239.

LEIA TAMBÉM: Inmet emite cinco alertas para temporais nesta segunda-feira

Publicidade

Em Dom Pedro de Alcântara, um movimento de massa ocasionou o desmoronamento de uma comunidade religiosa, sem registro de feridos, somente danos materiais.

Os demais municípios afetados registraram chuva intensa, alagamentos e inundações pontuais, além de destelhamentos. As regiões da Serra e do Litoral Norte reportaram pequenos movimentos de massa sem maiores danos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.