O cinema santa-cruzense teve uma boa notícia na manhã desta terça-feira, 4. Dois curtas-metragens produzidos no município foram selecionados para o 51º Festival de Cinema de Gramado, um dos principais do país. Assinados pela produtora Pé de Coelho Filmes, Eu, Tibano, de Diego Tafarel e Zé Corrêa; e Livra-me, de Felipe da Fonseca Peroni, estarão concorrendo ao prêmio Kikito entre 11 e 19 de agosto.
Com pouco mais de 18 minutos e meio de duração, Eu, Tibano busca criar uma conexão entre Santa Cruz do Sul e a Holanda através do grafitti. O filme conta com o apoio do Consulado Geral dos Países Baixos em São Paulo e parceria com o museu STRAAT, um dos principais espaços dedicados à arte de rua no mundo. O documentário se dedica ao artista santa-cruzense Rodrigo Almeida, o Digo. “Somos, estamos e pertencemos. Tomando espaços urbanos e rompendo com o estabelecido”, diz a sinopse.
LEIA TAMBÉM: Filmes selecionados para o Festival Santa Cruz de Cinema vão ser conhecidos em setembro
Publicidade
Já Livra-me se volta à ficção, se estendendo por 11 minutos e meio. “Um homem solitário esculpe a sua companheira para toda a eternidade, ignorando que tudo o que é criado pelo ser humano – incluindo sonhos, desejos e convicções – acaba ruindo”, diz a sinopse. O filme ainda conta com o ator austríaco David Wendefilm no elenco.
Dos mais de mil títulos inscritos para o evento, a seleção contemplou 40 produções. Foram escolhidos seis longas-metragens de ficção brasileiros, seis longas-metragens de documentário brasileiros, que terão uma competição própria; cinco longas-metragens gaúchos e 23 curtas-metragens gaúchos. A abertura, em 12 de agosto, será com o documentário Retratos fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, fora do concurso.
LEIA TAMBÉM: Festival Santa Cruz de Cinema atinge recorde de filmes inscritos em 2023
Publicidade
O 51º Festival de Gramado também será o primeiro a não ter filmes de outros países da América Latina desde que estes começaram a ser exibidos, em 1992. A produção do evento alega a redução do orçamento após não serem contemplados pelos recursos da Lei de Incentivo à Cultura.
O Troféu Oscarito homenageará Laura Cardoso, que neste ano completa 96 anos, e Léa Garcia, que completou 90 em março. Será a primeira vez na história que duas mulheres são contempladas com a premiação. Já o Kikito de Cristal, antes dedicado a atores e atrizes de outros países da América Latina, irá para a brasileira Alice Braga.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.