Todas as atenções do audiovisual brasileiro voltam-se à Serra Gaúcha. Lá acontece até o próximo sábado, 19, o 51º Festival de Cinema de Gramado, levando empresários, diretores, atores e espectadores a interagir intensamente. E por lá não poderiam faltar os representantes de Santa Cruz do Sul e do Vale do Rio Pardo, que, afinal de contas, a cada ano mais crescem e aparecem em termos de visibilidade no Estado e no País.
LEIA TAMBÉM: De olho no Festival de Cinema, organizadores visitam a Redação Integrada da Gazeta
Se o primeiro movimento é o da participação de profissionais, o segundo é o da torcida por produções locais selecionadas para as mostras competitivas. Dois curta-metragens assinados pela produtora Pé de Coelho Filmes, sediada em Santa Cruz, concorrem já neste final de semana. Nesse sábado, 12, foi exibido o curta Livra-me, dirigido por Felipe da Fonseca Peroni; e neste domingo, 13, Eu tibano, com direção de Diego Tafarel e Zé Corrêa.
Publicidade
Uma comitiva dirigiu-se ainda nessa sexta-feira, 11, dia do início do evento, a Gramado para acompanhar atividades. O diretor Diego Tafarel, sócio-proprietário da Pé de Coelho Filmes, faz parte desse grupo e o lidera. Ele calcula que em torno de 20 pessoas, profissionais das mais variadas áreas da produtora, vão aproveitar as oportunidades de aprendizagem e de interação que o festival, um dos mais importantes e prestigiados do País e da América do Sul, oferece.
Tafarel observa que a presença em Gramado neste ano reveste-se de condição ainda mais especial uma vez que por lá acontecerá, pela primeira vez, um encontro específico reservado a cidades gaúchas que contam com Film Comission, a lei municipal específica voltada a fomento e estímulo a produções audiovisuais. O que é o caso de Santa Cruz, que sancionou esse dispositivo em 2022, e que já colhe os primeiros bons resultados em termos de atração de empreendimentos.
LEIA TAMBÉM: Filmes selecionados para o Festival Santa Cruz de Cinema vão ser conhecidos em setembro
Publicidade
Por isso, a ida de uma comitiva a Gramado serve também para o estabelecimento de contatos específicos visando divulgar a Santa Cruz Film Comission. Em paralelo, Tafarel, além de representar o Festival Santa Cruz de Cinema, cuja sexta edição será realizada de 23 a 27 de outubro próximo, estará em Gramado como presidente do Sindicato da Indústria Audiviosual do Estado do Rio Grande do Sul (Siav). É a primeira vez que esse organismo patronal é chefiado por um representante do interior, congregando todos os produtores dessa área.
E Tafarel recorda também da tradição que já representa a participação local no festival da Serra Gaúcha. Há nove anos, Santa Cruz do Sul pela primeira vez teve selecionado um curta-metragem, ainda em formato universitário, o Espelhos, justamente dirigido por Diego. Desde então, o cinema no Vale do Rio Pardo se fortaleceu a tal ponto que agora, com os dois curtas deste ano, já são oito as produções que representaram o município por lá. “Isso apenas evidencia o quanto já nos tornamos competitivos, com trabalho de alta qualidade que repercute em todo o Brasil”, salienta.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.