As doenças autoimunes são um grupo de doenças distintas que têm como origem o fato de o sistema imunológico passar a produzir anticorpos contra componentes do próprio organismo. Por motivos variados e nem sempre esclarecidos, o corpo começa a confundir suas próprias proteínas com agentes invasores, passando a atacá-las.
Conforme a reumatologista Camila Schafer, uma doença autoimune é causada pelo próprio sistema imunológico, que passa a funcionar de forma inapropriada.
Segundo a médica, muitas vezes podem se apresentar apenas nas articulações ou músculos. Infelizmente, também podem afetar alguns órgãos, como os rins, pulmões e sistema nervoso. “Principalmente nesses casos as doenças autoimunes podem ser graves”, alerta Camila.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Entenda o vitiligo: a doença caracterizada pela perda da coloração da pele
De acordo com a reumatologista Tatiane Fortuna Bruxel, existem mais de 80 tipos de doenças autoimunes. Elas estão presentes em várias áreas de atuação da medicina como dermatologia, neurologia, endocrinologia e, principalmente, na reumatologia.
É importante ressaltar que os sintomas são diferentes entre uma doença autoimune e outra. Por serem enfermidades que atacam vários órgãos, os sinais podem variar muito, o que pode dificultar o diagnóstico. Assim, a mesma doença pode apresentar indícios diferentes, em diversas pessoas e idades variadas.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Mulheres são mais propensas a desenvolver doenças oculares
Tatiane destaca que alguns pacientes podem apresentar dores articulares, dores na coluna por mais de três meses – principalmente na lombar, manchas na pele, psoríases e uveítes, que são inflamações nos olhos. “Esses já são sinais evidentes de que é necessário procurar a ajuda de um profissional para investigação e diagnóstico”, recomenda. Ela destaca que o tratamento precoce melhora a qualidade de vida e evita danos irreversíveis.
Cada uma das doenças autoimunes pode ter uma gravidade leve ou caracterizar um quadro bastante sério. Assim, para uma vida longeva, é fundamental realizar o diagnóstico o quanto antes para que o tratamento não demore para ser iniciado. Por isso, é importante realizar visitas regulares a um especialista para verificar o andamento da saúde.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Diabete tipo 1 causa complicações em 31% dos adolescentes no Brasil
Quando se fala em reumatologia, existe uma gama de doenças consideradas autoimunes, que são as espondiloartrites. Entre elas, por exemplo, estão:
Cada doença autoimune tem seu esquema próprio de tratamento. Não há um tratamento único. Mas a medicina evoluiu muito nos últimos anos, e isso não foi diferente na reumatologia. Segundo Tatiane Bruxel, hoje existem medicações – chamadas imunobiológicos – que agem diretamente no local falho do sistema imunológico de cada paciente, de acordo com cada patologia. Com isso, pode-se realizar o procedimento específico para cada caso. “Sempre é bom lembrar que o importante é o diagnóstico precoce. Só assim é possível iniciar o tratamento o mais breve possível”, salienta a médica.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.