Após cinco dias de intensos debates na Cidade do Panamá, durante a 10a Conferência das Partes (COP-10) da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, o evento chega ao fim neste sábado, 10, com a plenária final. Na ocasião, será apresentado o documento que resultará da conferência. O texto será votado por todas as delegações presentes no Panamá. Ao todo, 183 países já ratificaram o tratado global que prevê a discussão de alternativas para reduzir os malefícios do tabagismo. Estima-se que cerca de 140 deles tenham enviado representantes à COP-10.
O sábado também será decisivo para definir qual país sediará a 11ª conferência, a ser realizada em 2026. Nos bastidores, especula-se que a próxima edição ocorrerá na Holanda. O país estava previsto para sediar a COP-9, em 2020, mas o evento teve de ser adiado e após transferido para o formato virtual devido à pandemia de Covid-19.
LEIA MAIS: Clima é de tensão na reta final da COP-10
Publicidade
Na noite dessa quinta-feira, 8, houve o último encontro da comitiva de deputados, líderes de entidades e imprensa que viajaram ao Panamá para representar o setor do tabaco com o embaixador brasileiro no país, Carlos Henrique Moojen de Abreu e Silva, e demais representantes da delegação oficial. Na ocasião, houve troca de farpas entre os grupos, que apresentam discordâncias em relação à cadeia produtiva e aos posicionamentos que tem sido apresentados pelo Brasil na plenária.
A comitiva da região critica a falta de transparência em relação à posição brasileira no evento. Ainda, reclama que muitos temas que, até então, se jurava que não apareceriam na conferência, não só apareceram como foram propostos pelo Brasil, o que é o caso da regulamentação dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) e do aumento da tributação sobre a produção do tabaco.
LEIA TAMBÉM: Rentabilidade justifica escolha de produtores que optam por plantar tabaco
Publicidade
Na pauta para este sábado estão temas associados à diversificação e à lavoura do tabaco, além de possíveis questões ambientais que poderiam advir deste cultivo. Representantes temem que, no documento final da conferência, poderão estar decisões que não agradem ao setor. Por isso, seguem no Panamá acompanhando os bastidores.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
This website uses cookies.