Categories: Geral

Documentário sobre ambientalistas gaúchas é premiado na Itália

O documentário “Substantivo Feminino”, da diretora gaúcha Daniela Sallet em parceria com o colombiano Juan Zapata, foi um dos premiados no 33º Festival do Cinema Latino Americano de Trieste na noite desse domingo, 26. 

O longa brasileiro venceu na categoria Compromisso Civil no festival italiano. Com roteiro da própria Sallet, o filme segue a trajetória das ativistas Magda Renner e Giselda Castro, nomes importantes da militância ambiental no Rio Grande do Sul.

Ambas tiveram destaque no movimento em defesa do meio ambiente ao redor do mundo. O documentário conta com depoimentos de ativistas brasileiros e também, que conviveram com elas. 

Publicidade

“É um orgulho a trajetória de ativistas do sul do Brasil inspirar esta premiação em um festival tradicional como o de Trieste. Significa o quanto as promoções da cidadania e das causas femininas seguem atuais e necessárias”, avaliou Daniela Sallet. 

“Substantivo Feminino” já havia recebido, em junho passado, Menção Honrosa na 6º Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, em São Paulo. Além disso, o filme foi exibido em mostras do 45º Festival de Cinema de Gramado e no Uruguai.

Confira o trailer: 

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.