Santa Cruz do Sul

Documentário retrata as riquezas de Santa Cruz do Sul em exibição especial

A história, a beleza e as peculiaridades que fazem de Santa Cruz do Sul uma das melhores cidades para viver, investir e se divertir estão no foco de um documentário de 40 minutos que irá ao ar no próximo domingo, 27, no Youtube.

O filme “Santa Cruz do Sul – uma cidade completa”, produzido pelo criador de conteúdo digital Diogo Elzinga, foi apresentado em primeira mão a um grupo de convidados composto pelo trade turístico, produtores de eventos e entidades, na noite de terça-feira, 22, no salão de eventos do Aquarius Hotel.

LEIA TAMBÉM: Exposição destaca vida e obra de Regina Simonis

Publicidade

A obra foi gravada ao longo de três dias, após passar pelo período de pré-produção. De forma ágil e bem-humorada, o youtuber apresenta características importantes da cidade, como a influência da colonização alemã e a base da economia com o tabaco.

O documentário mostra também a cidade do presente, com seus pontos turísticos na zona urbana e no interior, a arquitetura histórica, a gastronomia, a produção cervejeira local e a vocação para grandes eventos, como a Oktoberfest, o Enart, o Bailinho da Borges e o festival Santa Cruz Jazz N’ Blues, entre outros.

LEIA TAMBÉM: Grupo de danças folclóricas alemãs de Venâncio Aires retorna de turnê internacional

Publicidade

Ao comentar a obra, Elzinga destacou a identificação que sentiu pelo município ao longo do trabalho. “Santa Cruz do Sul é uma cidade que fez eu me sentir em casa”, afirmou. O documentarista salientou que o trabalho não busca promover apenas o turismo, mas todos os aspectos que compõem a cidade. “Percebi que os vídeos tinham uma função maior, de mostrar a identidade dos municípios”, explicou.

Conforme Elzinga, o trabalho expressa a visão de uma pessoa de fora, mas que gostou do que encontrou em Santa Cruz do Sul. “Quero mostrar que existe um paraíso, não só para visitar, mas também para morar. Se algum dia eu me mudar (ele reside em Caxias do Sul), Santa Cruz será a cidade onde quero viver”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Vale do Sol terá programação diversificada para comemorar os 33 anos de emancipação; veja atrações

Publicidade

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cesar Cechinato, comemorou a escolha do município como tema do filme. “Este olhar externo, corroborando talvez o mesmo sentimento da grande maioria dos santa-cruzenses e dos que nos visitam, é de que realmente somos a melhor cidade para morar e empreender e, também, estamos entre as cinco melhores do Estado para ‘turistar’”, avaliou.

O documentário contou com o apoio da Santa Cruz Film Commission, que ajudou na identificação e organização das locações, obtenção de licenças para filmagem em locais públicos e privados, suporte logístico, contatos com a comunidade, apoio na promoção, divulgação e produção.

“Santa Cruz do Sul – uma cidade completa” estreia neste domingo, 27, ao meio-dia, no canal www.youtube.com/@diogoelzinga.

Publicidade

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.