Cultura e Lazer

Documentário “Ontem e Hoje – Histórias Negrejadas do Négo FC” será lançado nesta quinta

O documentário Ontem e Hoje – Histórias Negrejadas do Négo FC será lançado nesta quinta-feira, 29, às 20 horas, na sede da Associação Négo Futebol Clube. A sessão será gratuita. O projeto foi contemplado no edital FAC Expressões Culturais, da Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), em 2021. 

A realização do documentário é do produtor audiovisual e ator Sérgio Rosa, e do fotógrafo, jornalista e professor Emerson Machado. Após a aprovação, desde o mês de agosto de 2022, o projeto está sendo desenvolvido pela dupla, e iniciou pelo roteiro, criação de cenas, estudo de locações e seleção dos entrevistados.

LEIA TAMBÉM: Estreia do documentário “O Lado Negro de Venâncio” fez história no município

Publicidade

A produção tem o suporte histórico do Prof. Me. Jair Pereira, que também participa do documentário contando parte da história do clube. O audiovisual conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires para a exibição de estreia. Após o lançamento, o documentário será exibido nas escolas do município de Venâncio Aires e demais cidades interessadas.

O documentário tem por objetivo registrar a riqueza da história cultural do Négo Futebol Clube, trazendo os relatos dos frequentadores, dos mais velhos aos mais novos, buscando criar uma relação passado-futuro neste registro. Sabe-se que muito da cultura negra é trazida por seus ancestrais através da oralidade, por isso a escolha do vídeo para registar não só os relatos, mas também as imagens dos participantes como registro histórico.

LEIA TAMBÉM: Uma data para refletir sobre formas de romper o racismo

Publicidade

Segundo Sérgio Rosa, também poderá funcionar como uma cápsula do tempo, onde os mais novos se verão no futuro e os que vierem depois, saberão pelo documentário como era antes. A ideia do projeto surgiu a partir de um texto publicado por Sérgio Rosa em suas redes sociais, em que seu parceiro no projeto, Emerson Machado, sugeriu que fosse feito algo para registrar as histórias do clube octogenário. 

“Logo após essa provocação surge o edital da Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), com essa proposta para os clubes sociais negros. Acreditei que o projeto se encaixava bem no edital e que levaria ao povo negro do Rio Grande do Sul a conhecer mais um pouco da sua própria história que, em grande medida, foi apagada e deve sempre que possível ser resgatada”, ressalta Emerson Machado.

Serviço:

  • O que: Lançamento do documentário Ontem e Hoje: Histórias Negrejadas do Négo FC.
  • Quando: 29 de junho, quinta-feira.
  • Onde: Rua Eng. Henrique Vila Nova, 1520 – Cidade Alta, Venâncio Aires.
  • Horário: 20 horas.
  • Entrada: Gratuita.
  • Ficha técnica:
    • Direção: Sérgio Rosa e Emerson Machado
    • Direção de Fotografia: Emerson Machado
    • Roteiro: Sérgio Rosa e Emerson Machado
    • Assessoria histórica: Prof. Me. Jair Pereira
    • Realização: Afrocena e Tangerineh
    • Montagem: Eduardo Vaz
    • Tradutora de libras: Marluce Gomes Machado

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.