Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MOSTRA ITINERANTE

Documentário “O Lado Negro de Venâncio” começa a ser exibido em escolas

Nessa terça-feira, 23, o documentário produzido pelo ator e escritor Sérgio Rosa e a produtora cultural Jaque Santos, que traz a participação de 107 pessoas negras apresentando o município a partir de narrativas negras, teve duas sessões realizadas na Escola Estadual Crescer e na Escola Estadual Onze de Maio. Nas duas oportunidades, a obra foi exibida para 160 estudantes e professores das instituições.

“Pra nós, enquanto comunidade negra produtora desse documentário, é muito importante ter esse trabalho ocupando espaços de ensino e chegando aos olhos e ouvidos dos estudantes essas narrativas negras. Estamos plantando sementes e o documentário cumpre seu propósito”, destaca Sérgio Rosa.

LEIA MAIS: Sérgio Rosa lança documentário “O Lado Negro de Venâncio”

Publicidade

As escolas interessadas em realizar sessões para estudantes, a partir do sexto ano, devem entrar em contato pelo e-mail: [email protected]. O documentário tem duas horas e 23 minutos de duração e, para facilitar, é possível fazer um intervalo durante a exibição.

Obra como instrumento de ensino

“A escola é um espaço para diferentes discussões e temáticas, um ambiente de transformação e conhecimento. O documentário é muito potente nas narrativas negras e na construção do conhecimento a partir delas. Ele serve como material didático, pedagógico e da um aporte teórico pra falar sobre o racismo e postura antirracista no município”, explica a professora de História, Geovana Andréia Ferreira, da Escola Crescer.

LEIA MAIS: Estreia do documentário “O Lado Negro de Venâncio” fez história no município

Publicidade

Segunda Geovana, além de causar identificação com muitas histórias, a obra projeta uma mudança necessária. “Entendo que para muitos alunos, suas experiências de vida e dos familiares podem ter sido reproduzidas no filme e que gera mudança. Na minha compreensão, existe uma necessidade de reparação história quanto à presença do negro no município que deve ser reescrita e contada”, conclui.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.