ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Documentário celebra o Dia da Consciência Negra

Rosa e, na tela, o poeta e ativista Oliveira Silveira

O ator, escritor e produtor Sérgio Rosa, de Venâncio Aires, lançará, na próxima terça-feira, 21, o documentário 20 por 50 – Um Ato de Consciência. O filme foi produzido em celebração aos 50 anos do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, e traz depoimentos de 50 pessoas negras, de diferentes regiões do Brasil, que falam sobre essa data a partir de diferentes aspectos.

“Produzir esse documentário é dar continuidade à luta de Oliveira Silveira, pai do 20 de novembro, ativista e pesquisador negro. Acredito que nós, pessoas negras, somos soldados nessa luta e estamos aqui para ser o elo de uma corrente que conecta quem veio antes e quem virá depois, por isso a importância de semearmos nossas narrativas”, salienta Rosa. Para o diretor, o documentário tem o propósito de problematizar e refletir em torno do Dia da Consciência Negra, mostrando para o público a importância e a necessidade dessa data.

Publicidade

O filme, que parte de um resgate histórico, tem 1h36 de duração e conta com depoimentos de pesquisadores, historiadores, antropólogos, ativistas, psicólogos, artistas, juristas e militantes. O lançamento será realizado na próxima terça-feira, às 20 horas, no canal Afro Cena, no YouTube.

Publicidade

LEIA MAIS: FOTOS: ator Sérgio Rosa lança documentário sobre quilombos

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta