Categories: Educação

Docentes da Unisc publicam artigo sobre a reforma do Ensino Médio

As considerações críticas a respeito da reforma do Ensino Médio, implantada pelo Governo Federal, foram expostas no artigo “Ensino Médio para quem?’, publicado na última edição da Revista Textual e de autoria dos professores do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) – Mestrado e Doutorado, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Éder Silva Silveira e Cheron Zanini Moretti. Os docentes analisam características e contradições sobre o tema a partir das propagandas transmitidas na grande mídia, denunciando a falácia do discurso da escolha dos jovens em relação aos itinerários formativos e o reforço da dualidade estrutural como efeito objetivo da reforma.

Os autores também ressaltam que o “novo” Ensino Médio não é capaz de transformar ou solucionar os problemas historicamente acumulados na educação. A Revista Textual é uma produção do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) e, na sua 25ª edição, traz para debate as questões de gênero, sexualidade e heterenormatividade na escola. Segundo Silveira e Cheron, o periódico tem a peculiaridade de chegar em diferentes instituições de ensino, o que permite ampla circulação do mesmo. “Devido a isso, é um texto que irá adentrar em diferentes espaços, possibilitando o debate e provocando reflexões”, apontam.

Os docentes destacam, ainda, a relevância de professores e pesquisadores manifestarem-se em relação à reforma do Ensino Médio. “Talvez, a principal importância do texto neste momento seja a contribuição que ele pode trazer para problematizar e desnaturalizar aquilo que Noam Chomsky chamaria de ‘fabricação do consenso’. Trata-se, também, de um exercício de cidadania e de um diálogo, tão caro aos nossos grupos de pesquisa, entre educação e política”, salientam.

Publicidade

Para ler os textos on-line ou fazer o download de forma individual, basta acessar o site www.sinprors.org.br/textual.

 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.