Categories: Regional

Doadores de medula óssea terão isenção nas taxa de inscrição em concursos

O projeto de lei que isenta os doadores de medula óssea, inscritos no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome), do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos municipais, foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. A autoria é do vereador Alex Knak (MDB).

No ano passado, a mesma matéria foi aprovada pelo Legislativo santa-cruzense (Projeto de Lei nº 40/L/2017), mas acabou vetada pelo Executivo, sob a alegação de ser renúncia de receita. O segundo projeto recebeu adaptações, em especial, a de que o número de inscritos beneficiados com a isenção seja estabelecida pelo município.

O transplante de medula óssea cura mais de 70 doenças, como a leucemia, por exemplo. Estudos apontam que a probabilidade de um doador de medula óssea compatível ser encontrado é de 1 em 100 mil, ou seja, as chances de sobrevivência são mínimas.

Publicidade

No dia 30 de abril, entrou em vigor a Lei Federal 13.616/18 para estabelecer a mesma isenção para doadores de medula óssea em concursos públicos da Administração direta e indireta de qualquer dos Poderes da União.

Segundo Knak, assim como em âmbito nacional, o município de Santa Cruz do Sul não pode perder a oportunidade de legislar para aumentar o número de doadores de medula óssea e, em consequência disso, salvar vidas. O projeto de lei nº 09/L/2018 foi aprovado por unanimidade de votos e aguarda sanção do prefeito Telmo Kirst para entrar em vigor.

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.