Desde a enchente de maio, o Hemovida, que funciona junto ao Hospital Santa Cruz (HSC), tem enfrentado dificuldades para a coleta de sangue, que continua suspensa. O motivo é a dificuldade logística para o envio das amostras, e isso tem afetado a retomada das operações.
Segundo o diretor da matriz do Banco de Sangue Hemovida, localizado em Novo Hamburgo, Douglas Fitarelli, a unidade faz coletas e fornece hemocomponentes regularmente para a filial de Santa Cruz. “Não há falta de sangue para atender os hospitais da região, pois estamos mantendo o fluxo regular de doações e enviando os hemocomponentes necessários.”
LEIA TAMBÉM: Humorista faz plateia rir com dicas sobre negócios
Publicidade
No entanto, em Santa Cruz, a logística tem sido um desafio. A enchente afetou a infraestrutura de transporte tanto terrestre como aéreo, dificultando o envio das amostras. Conforme Fitarelli, não há data para a normalização das atividades no município. “Ainda estamos enfrentando dificuldades e, infelizmente, não temos uma previsão exata para a normalização. Estamos dependentes da recuperação das empresas de logística”, ressalta.
Enquanto o Hemovida de Santa Cruz não está realizando coletas, a população que deseja doar pode se dirigir ao Vital Banco de Sangue de Venâncio Aires, que fica junto ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). O agendamento pode ser feito pelo telefone (51) 3741 7349. Essa instituição não tem ligação com o Hemovida.
Fitarelli comenta que a tendência na área de hemoterapia é a centralização das doações em menos locais. “Todas as empresas de hemoterapia estão centralizando a doação em alguns hemocentros e trabalhando com logística para envio e abastecimento”, explica.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.