Esportes

Do Kart para o sonho da Stock Car: conheça a história do piloto Lucas Kohl

O final de semana foi especial para o santa-cruzense Lucas Kohl. Aos 24 anos, o piloto estreia na Stock Car Pro Series, a principal categoria do automobilismo nacional. No Autódromo Internacional de Goiânia, palco de abertura da temporada, ele representou a equipe Hot Car, a bordo do carro #95. Na pista, teve a chance de brigar por posições com nomes já consagrados, como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Ricardo Maurício, Daniel Serra, Júlio Campos, Tony Kanaan e Cacá Bueno, entre outros.

A paixão por corridas vem desde cedo, sempre sob incentivo do pai, Hardy Kohl, que também foi piloto. Em 2009, ele conquistou sua primeira vitória no Kart, logo na estreia, na categoria Cadete. Ao longo da carreira, encarou provas regionais e estaduais, além do Brasileiro e do Sul-Brasileiro.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: supercarros esquentaram a pista do aeroporto neste sábado

Publicidade

Em 2014, Lucas sagrou-se campeão na categoria Novatos da Fórmula Júnior. No mesmo ano, disputou a Endurance Brasil a nível estadual e nacional. Foram três pódios, incluindo as 12 horas de Tarumã, uma das mais tradicionais do calendário automobilístico do Estado.

LEIA TAMBÉM: Parque da Oktoberfest sedia a etapa de abertura do Gaúcho de BMX

A partir de 2016, o santa-cruzense alçou voos maiores, competindo em provas de Kart na Flórida Winter Tour, nos Estados Unidos, com diversas vitórias e pódios. Disputou a temporada completa da USF 2000 pela equipe John Cummiskey Racing, onde participou de 16 corridas e ficou sete vezes no Top-10. Em 2019, o jovem piloto correu a Indy Lights (hoje Indy NXT), categoria de acesso para a Fórmula Indy. Durante cinco anos em solo americano, também teve a oportunidade de estudar e entender melhor o automobilismo, sob aspectos além da velocidade.

Publicidade

De volta ao Brasil, em 2020, quando começou a pandemia da Covid-19, Lucas ingressou na Stock Light (hoje Stock Car Series), pela KTF Motorsports, e foi campeão na categoria P2 da Império Endurance Brasil.
No ano seguinte, permaneceu na KTF e encarou cinco corridas na P1 da Endurance pela equipe Motorcar e uma na GT4. No ano passado, foi um dos pilotos da Stock Med/Motortech na Stock Series e disputou duas corridas na Endurance Brasil pela Mottin Racing, com uma vitória justamente em Santa Cruz do Sul.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber