Em meio a um mercado digital disputado, especialmente para criadores de conteúdo em redes sociais, é preciso dedicação para se manter em destaque. Quando a santa-cruzense Viviane Rizzolo, de 47 anos, também conhecida por Vivi, começou a gravar seus primeiros vídeos, não imaginava que seu trabalho alcançaria milhões de pessoas. Hoje ela é uma das influenciadoras mais seguidas no Brasil, compartilhando não só dicas de artesanato e DIY (faça você mesmo), mas sua trajetória de conquistas e desafios.
Era 2015 quando Vivi, ainda desconhecida no universo digital, decidiu gravar seu primeiro vídeo para o YouTube, inspirada pela necessidade de cuidar dos filhos, ainda pequenos, e de sua mãe, que enfrentava um câncer. Ela iniciou o canal Brincadeira de criança, onde fazia reviews de brinquedos dos filhos. Com o tempo, a criadora percebeu que, apesar da monetização viabilizada pela rede social, estava sendo difícil continuar devido à falta de recursos para obter novos brinquedos.
LEIA TAMBÉM: Um reinado pela representatividade do Carnaval
Publicidade
Nesse momento ela resolveu reinventar a proposta voltada para o artesanato, uma prática que se tornou sua marca registrada. Vivi relembra suas primeiras criações, como brincos em bijuteria e guirlandas de Natal. “O artesanato sempre esteve na minha vida e da minha família. Minha mãe tem uma veia artística, com diversas habilidades”, conta. Na época, ainda em um momento financeiro delicado, ela decidiu aprimorar suas criações e reutilizar produtos. Ela chama a técnica de ressignificação e a executa até hoje.
Através de diversos tipos de matéria-prima, Vivi busca criar itens funcionais e de decoração. “Dá para fazer muita coisa bonita reaproveitando produtos. Não é reciclagem, é trazer uma função nova para aquilo que iria para o lixo”, explica. Embora não venda os itens que cria, Vivi se dedica a ensinar seus seguidores sobre a importância de reaproveitar materiais e criar coleções no artesanato, estimulando a criatividade e o empreendedorismo.
A expansão para outras redes
Com o sucesso de suas publicações no YouTube, Vivi foi convidada a participar do TikTok em 2018. Na época, a rede social ainda estava se popularizando no Brasil. A partir daí, ela se tornou uma das pioneiras e contribuiu para a formação de grupos de criadores, ajudando outros a entrar na plataforma. Sua atuação se expandiu para outras redes sociais, como Instagram e Facebook, onde encontrou maior retorno financeiro e visualizações. Somando as três redes sociais, ela conta com quase 7 milhões de seguidores.
Em relação ao TikTok, Vivi foi surpreendida no fim do ano passado ao participar da premiação TikTok Awards e ganhar o prêmio na categoria Por Um Mundo Melhor. A premiação é resultado de seu trabalho durante as enchentes em Sinimbu, com a restauração de móveis danificados pela água. Vivi lembra que ficou extremamente surpresa ao saber que havia ganhado o prêmio e afirma ter eterna gratidão pelo reconhecimento. “O TikTok foi a minha chave de virada, a minha rede social do coração.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Lidando com a culpa materna
Para continuar atuando na internet, Vivi conta com o apoio da filha Isabella e do marido Fabrício na gestão do conteúdo e organização da casa. A criadora revela que a atuação nas redes sociais permitiu que se reerguesse financeiramente, inclusive, ajudando na reforma de sua casa através de parcerias.
Porém, devido à pressão gerada pela criação de conteúdos e à necessidade de monetização, ela revela que está em busca de um trabalho mais leve e focado em vivências familiares. Sem dar “spoiler” sobre seu novo projeto, Vivi garante que está empolgada para viver a sua nova fase na internet e no âmbito familiar.
Publicidade
Siga nas redes TikTok, Instagram e Facebook: @diycomvivi
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade