Regional

Dnit confirma recuperação da barragem de Amarópolis

O prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, em reunião virtual na manhã de sexta-feira, 2, com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), recebeu a confirmação de que iniciou nessa semana a recuperação emergencial das alças estragadas na barragem de Amarópolis, no distrito de Santo Amaro do Sul, em General Câmara. A estrutura é fundamental para a manutenção do nível do Rio Jacuí entre General Câmara, Vale Verde e Rio Pardo.

Segundo o prefeito, inicialmente está sendo feito trabalho por equipe contratada para o levantamento das alças danificadas, que ficarão fixas, até que passem a ser recuperadas. As obras, segundo o Dnit, devem se iniciar em 2023, com orçamento inicial de R$ 40 milhões. A autarquia informou ao prefeito que o orçamento total para a conclusão de reforma da barragem é de R$ 150 milhões e a execução do trabalho deve ocorrer em três anos.

LEIA TAMBÉM: Em licenciamento ambiental, Barragem de Vera Cruz poderá se tornar atrativo turístico

Publicidade

Schuch lembra que desde 2017 mantém reuniões e contatos com o Dnit e o governo federal para solicitar a reforma da barragem. “Para nós, ela tem importância fundamental no turismo, por conta do Balneário Monte Alegre; ao setor agropecuário, por conta dos produtores rurais que necessitam de abastecimento de água para as lavouras próximas ao Rio Jacuí, e por conta dos pescadores, que tiram sua renda da pesca”, destacou o prefeito.

As operações de eclusagem na Barragem de Amarópolis, no Rio Jacuí, foram suspensas pelo Dnit na metade deste ano devido à necessidade de verificação das alças do barramento. A estrutura sofreu danos em parte das 44 comportas, em virtude de um acidente provocado pela colisão de uma embarcação.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.