Categories: Santa Cruz do Sul

DNIT autoriza projeto da primeira fase da duplicação da BR-471

Um encontro entre representantes da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) selou a aprovação da primeira fase do projeto de duplicação da BR-471. A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira, 10, em Porto Alegre. O município foi representado pelo secretário de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob), Valmir José dos Reis, pelo coordenador do Departamento de Fiscalização de Trânsito, Cassiano Rauber, e pelo coordenador do Departamento de Projetos Urbanos e Obras Públicas da Secretaria de Planejamento, Daniel Feuerharmel. Em nome do DNIT participaram os engenheiros Carlos Vieira e Marcos Ribeiro.

A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, recebeu a notícia e lembrou que a duplicação é um projeto desejado há muitos anos pela população santa-cruzense e extremamente necessário para que o município continue se desenvolvendo. Ela destacou a importante colaboração da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), que arcou com todo o investimento para a elaboração do projeto, após campanha envolvendo empresas do município. “Com essa importante parceria entre o poder público e a iniciativa privada, estamos criando condições para que Santa Cruz siga crescendo, gerando emprego e renda para nossa população”, comentou.

LEIA MAIS: Edital da primeira fase da duplicação da BR-471 pode ser lançado nesta semana

Publicidade

Valmir dos Reis destacou que a aprovação do projeto demonstra o empenho da gestão em buscar soluções para as questões de mobilidade no município, a partir de obras estruturantes. A primeira etapa da obra contempla o trecho entre os quilômetros 138 e 140, do Trevo do Gaúcho Diesel até a Rua Oscar Jost. O secretário ainda salientou que a duplicação do trecho da BR-471 que corta a zona urbana de Santa Cruz do Sul será uma obra importante para o município. “É uma obra estruturante, em um área com um gargalo grande, que atinge o Distrito Industrial. Vai modernizar todo o entorno, desafogando o trânsito na região”, avaliou.

Projeto

A duplicação do trecho da BR-471 que corta a zona urbana de Santa Cruz do Sul totaliza nove quilômetros, do entroncamento com a RSC-287 até o Distrito Industrial. A extensão da rodovia foi municipalizada em 2014. A primeira etapa da obra contempla o trecho entre os quilômetros 138 e 140, desde o Trevo do Gaúcho Diesel até a Rua Oscar Jost. A duplicação permitirá melhor escoamento da produção das empresas instaladas na região, com mais segurança e trafegabilidade para todos que transitarem pela pista.

O vice-prefeito de Santa Cruz do Sul e secretário de Planejamento e Orçamento, Elstor Desbessell, revelou que o Executivo está empenhado em conseguir lançar a licitação para a obra ainda nesta semana. Ele estima que a primeira fase da duplicação atinja o valor de R$ 25 a R$ 27 milhões. “Este é um projeto de grande urgência para nossa cidade, que trará impactos positivos para nossa economia e para a segurança no trânsito da região”, declarou.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.