Artista plástico, teatreiro, agitador cultural e amigo de longa data aqui do Gás, Joe Nunes me contou que uma das gratas surpresas da maratona (Ins)Pirados de Teatro deste ano – que teve sua final nos dias 26 e 27 de outubro – foi a adaptação para os palcos do livro de uma outra escritora santa-cruzense, a Angelita Borges.
Trata-se do romance Stella Devonne, que conta as desventuras de uma prostituta na França do século passado.
A ideia da adaptação foi de dois amigos da escritora, Francisco Egídio e Bruna Bandeira, ambos alunos dos cursos de teatro do (Ins)Pirados. A dupla foi responsável pelo roteiro e direção da peça, que teve a jovem atriz Júlia Diniz encarnando Devonne.
Publicidade
No elenco também estiveram, além de Francisco e Bruna, Marcele Hernandez, Jéssica Tonatto, Vitória Hermes e Thiago Dias Passos (filho do querido ator Rogério Ferreira dos Passos, o Xexéu, um dos jurados da maratona).
A construção da peça foi acompanhada de perto por Angelita, que esteve presente na apresentação e disse ter ficado satisfeita com o resultado.
Marli, a onça e o coelho
Publicidade
“Ler é, acima de tudo, enxergar. Tem gente que passa pela vida e não enxerga nada.”
A poeta Marli Silveira é formada em Filosofia, então sempre nos vem com profundezas: “Eu escrevo para que a gente perceba o outro, para que a gente sinta o outro”. Ou então: “Eu escrevo porque o ser humano é possibilidade”.
Na terça-feira, em Vera Cruz, sua terra natal, ela foi homenageada em praça pública na abertura da 21ª Feira do Livro. Marli é a patrona.
Publicidade
Foto: Mauro Ulrich
O prefeito Guido Hoff lembrou do tempo em que ela foi secretária da Cultura. A primeira, diga-se de passagem: “É incrível! Esta menina toma café, almoça, lancha e janta cultura. Eu nunca tinha visto nada igual.”
O atual secretário de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, Lucas Dalfrancis, disse que muito aprendeu com ela. “Muito do que temos e aprimoramos devemos ao teu fazer cultura.”
Marli, evidentemente, se emocionou.
Publicidade
E mais ainda quando lembrou dos pais, que vieram de Caçapava do Sul para se instalar em Vera Cruz, e de seus primeiros anos no Mesquita, o colégio, onde ganhou o seu primeiro concurso literário. O prêmio foi um livrinho, O coelho e a onça, que ela guarda até hoje, com carinho.
A Feira continua na Praça José Bonifácio, neste fim de semana, com uma série de atrações para os amantes da boa leitura e da cultura em geral. O destaque da programação, neste sábado, às 14 horas, é o lançamento do livro GTA Vida real, de Ricardo Düren e Dudu Moura.
Quântica
Publicidade
A escritora Ângela Wilgess estará neste sábado, a partir das 10 horas, na Livraria e Cafeteria Iluminura (Floriano com Borges de Medeiros), autografando seu novo livro, M Salto Quântico: A energia da realização. Você pode realizar seus sonhos, pela editora CRV. Ângela, que é pesquisadora, escreve sobre os avanços que a teoria quântica tem proporcionado para a humanidade nos últimos cem anos, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar.
This website uses cookies.