ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Diversificação, informação e difusão de tecnologias estarão em debate na Expoagro

Evento realizado no Centro Vocacional Tecnológico reuniu autoridades locais e regionais

O evento de lançamento da 22ª Expoagro Afubra sinalizou o foco que a feira deste ano vai ter, entre os dias 19 a 22 deste mês. Diversificação, informação e difusão de tecnologias estarão em debate no Parque de Exposições da Afubra em Rincão Del Rey, Rio Pardo. A cerimônia realizada na manhã de sexta-feira, no Centro Vocacional Tecnológico da Diversificação da Fumicultura do Vale do Rio Pardo (CVT), reuniu convidados especiais, políticos locais e estaduais, patrocinadores, organização da feira e a imprensa. Entre os assuntos destacados no lançamento, a produção rural sustentável foi defendida pelas autoridades.

Para o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcilio Laurindo Drescher, o ato marca a proximidade da maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar. “A programação já está organizada e contamos com um grande número de expositores. Em virtude do espaço limitado, não se consegue absorver todos que têm interesse em participar.” 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: “Matirde” salva a lavoura: família investe em auxiliadora de colheita

Publicidade

Inovações e atrações diferentes devem chamar a atenção dos visitantes. “Todas as empresas querem mostrar o que têm de bom e diferente para o agricultor e para o pequeno produtor rural”, ressaltou Drescher. Serão mais de 500 expositores, sendo 216 agroindústrias familiares. A feira de agronegócio vai contar com novidades em palestras e fóruns, com temas relacionados à diversificação de atividades rurais, e seminários sobre energias renováveis, turismo rural, pecuária de leite, conservação do solo e água e juventude na agricultura familiar. Além disso, haverá o 2º Fórum Florestal e do painel ESG (Environmental, Social and Governance). 

Presidente da Afubra, Marcilio Drescher: programação do evento já está organizada 

O coordenador-geral da Expoagro Afubra, Marco Antonio Dornelles, enfatizou a importância dos assuntos que serão discutidos. “Isso é para motivar todas as lideranças e pessoas ligadas ao setor. Destacam-se também o espaço de inovação do agro e a competição de robótica, que vão ocorrer durante o evento”, salientou Dornelles.

Presidente da AL destaca projeto de irrigação

Publicidade

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito, durante seu discurso sobre a importância da Expoagro Afubra para os produtores rurais, destacou a diversificação nas propriedades. No entanto, ressaltou a necessidade de um melhor aproveitamento da água, o que pode ser feito com leis que permitam ao agricultor armazenar o líquido para a irrigação de culturas.  “É muito importante a presença de órgãos estaduais e municipais nessa cerimônia, pois estamos iniciando uma jornada que muitos não acreditavam: o projeto de irrigação. Temos que mudar para melhor; por isso, estamos trabalhando com os deputados, o governador do Estado, a Emater, a Fetag e a Farsul para viabilizarmos o projeto e aportar recursos ao agricultor para ele produzir mesmo durante uma seca,” disse.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Instalação de estação meteorológica na área de plantação é exemplo de inovação

Segundo Brito, a escassez de recursos hídricos tem feito a produção de culturas decair no Estado, como em Sobradinho, considerada a capital do feijão. “Lá, a produção foi reduzida e muitos agricultores plantam só para o sustento, pois chega um momento em que se precisa de chuva. E sem ela, perdem-se as lavouras.” Brito finalizou dizendo às autoridades que, com a implantação do sistema de irrigação e revisão de leis, pode-se produzir mais e dar ao agricultor uma legislação que permita aumentar a produção e manter o jovem no campo. “Peço que vocês nos ajudem a buscar essa solução”, enfatizou o parlamentar.

Parque começa a receber as estruturas

Publicidade

A montagem das estruturas do parque da Expoagro já está ocorrendo. A cerca de duas semanas para o início da feira, patrocinadores, expositores e empresas começam a trazer os materiais para os estandes. Na sexta-feira, o trabalho estava intenso para deixar tudo pronto até o dia 19, quando ocorrerá a abertura. As lavouras demonstrativas com tabaco, milho, soja, arroz e outras culturas também estão prontas para atrair o olhar dos visitantes. 

Publicidade

Lavouras demonstrativas e parte estrutural do parque passam pelos ajustes finais

Conforme o presidente da Afubra, Marcilio Drescher, tudo é feito para bem receber o público. “Percebemos que a cada ano tem aumentado o número de visitantes vindos do Estado e de outras regiões do País. Queremos receber todos com conforto e qualidade.”

LEIA TAMBÉM: Alliance One colhe frutos de investimentos em pesquisa

Palestra aborda o futuro da agricultura brasileira

Publicidade

Publicidade

Um dos pontos altos da palestra foi sobre as implicações das três tendências importantes que irão desenhar o futuro: o ambiente mundial supercompetitivo, a inovação como alavanca e as pessoas no agro. Sobre o ambiente mundial, Savino ressaltou que o Brasil é o único país com poder de inovar e diferenciar, com produtividade e sustentabilidade. Segundo ele, a inovação é fundamental para a competitividade mundial e, no Brasil, o ambiente está favorável para buscar inovação.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta