Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

celebração

Diversidade cultural é destaque em evento de comemoração dos 146 anos de Santa Cruz do Sul

Foto: Rafaelly Machado

Reencenação do clássico O Pequeno Príncipe atraiu as crianças na abertura do Aquarela Cultural durante a tarde do último sábado

No aniversário de 146 anos de Santa Cruz do Sul, o município demonstrou a riqueza da sua cultura em uma festa marcada por atrações diversificadas. A Praça da Bandeira sediou a Aquarela Cultural no sábado, 28, e domingo, 29, com programação para todas as idades.

A quinta edição do evento iniciou-se com o Teatro Inspirados – A Fantástica Viagem ao Mundo da Literatura: Um Mergulho Mágico. Crianças se aglomeraram em frente ao palco para acompanhar a apresentação de fantoches, que recriou em um momento a fábula francesa O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. O musical infantojuvenil Geração Instagram e a peça Sintonia Teatral – O Sol de Cada Um vieram na sequência.

LEIA MAIS: FOTOS: Aquarela Cultural celebra aniversário de Santa Cruz na Praça da Bandeira

Publicidade

O público ainda conferiu apresentações do Círculo Cultural Bella Itália e do Centro Cultural 25 de Julho. Também ocuparam o palco o Amarildo Dança Afro e o Jefs Studio de Danças. O tradicionalismo gaúcho e o Grupo de Capoeira Oxósse Internacional complementaram a programação. O Império da Zona Norte e o G.R.E.S. Imperadores do Ritmo encerraram o primeiro dia de festa com um gostinho do carnaval santa-cruzense.

As peças infantis incentivaram o casal Luís Felipe Macedo, de 32 anos, e Allana Pradello, de 29 anos, a ir até a praça com a filha Aurora Pradella Macedo, de 3 anos. Animados, eles aproveitaram para acompanhar as apresentações de dança no sábado. “Foi muito bonito. Uma oportunidade para a Aurora conhecer e se interessar pela cena teatral da cidade”, afirmou a mãe.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz chega aos 146 anos como o município com maior crescimento populacional da região e um dos mais competitivos do Estado

Publicidade

Na visão de Macedo, a cidade tem abraçado a diversidade cultural nos últimos anos. “Antes era muito restrita, mas a sociedade evoluiu de um tempo pra cá, está de cabeça mais aberta”, disse o tatuador. O casal destacou ainda a grande quantidade de eventos culturais que tem ocorrido no município. 

Peças teatrais atraíram Luís Felipe Macedo e Allana Pradello, que levaram a filha Aurora | Foto: Rafaelly Machado

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Dinho Barbosa, o evento buscou representar as diversas etnias que ajudaram a construir e transformar Santa Cruz. Destacou ainda o papel da sociedade em promover a diversidade cultural do município. “Conseguimos reunir nosso potencial cultural e trazer para o centro da cidade”. Durante a tarde de domingo, a programação seguiu com a presença das bandas Reserva, Buda e Santa Batucada e Ultramen.

LEIA TAMBÉM: Organização da 39ª Oktoberfest vai anunciar novidades para a edição deste ano

Publicidade

Clima de Oktoberfest

Além das apresentações, a Aquarela Cultural contou com a presença de uma feira de artesanato. No espaço, montado na calçada da Rua Marechal Floriano, os visitantes puderam conferir uma diversidade de produtos, roupas, livros e discos.

Entre os estandes estava o do Centro Cultural 25 de Julho, com produtos típicos – desde o cri-cri às bolachas de mel e de Natal – e canecos e tiaras para entrar no clima da Oktoberfest. A voluntária do centro Márcia Bauer, de 55 anos, destacou que o evento valoriza não só os imigrantes alemães, responsáveis por colonizar Santa Cruz, mas também os outros povos. “É um orgulho representar a cultura germânica aqui nessa linda festa.”

Márcia divulgou as tradições germânicas | Foto: Rafaelly Machado

LEIA TAMBÉM: Peça teatral sobre sustentabilidade vai realizar apresentações em municípios da região

Publicidade

Costelão

Horas antes de a programação começar, enquanto os últimos preparativos eram realizados, um costelão começou a ser preparado no interior da Praça da Bandeira. A carne foi assada em uma churrasqueira giratória, chamando a atenção de quem circulava no entorno.

Conforme um dos integrantes da comissão dos Festejos Farroupilhas no município, Jacson Franco, a ideia foi proporcionar aos visitantes um gostinho da gastronomia campeira. “Trouxemos a simbologia da tradicional comida do gaúcho, que é o churrasco”, afirmou.

Churrasco foi distribuído aos visitantes para degustar o sabor da culinária gaúcha | Foto: Rafaelly Machado

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.