Regional

VÍDEO: Divas do Samba resgatam a importância das mulheres sambistas

Neste domingo, 25, é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra LatinoAmericana e Caribenha. Na data, que também homenageia a líder quilombola Tereza de Benguela, ocorre o lançamento do projeto Divas do Samba, em live a partir das 11 horas. A iniciativa, que tem o objetivo de resgatar a importância das mulheres sambistas no Rio Grande do Sul, reúne sete artistas de Santa Cruz do Sul e Santa Maria que marcaram gerações cantando samba.

As gravações foram realizadas no dia 3 de julho no Teatro Espaço Camarim, em Santa Cruz, reunindo uma equipe de 25 pessoas remuneradas pelo projeto. Sem a presença do público, o projeto, que tem execução híbrida – presencial e online –, seguiu todos os protocolos de segurança.

A partir da segunda-feira, às 19 horas, ocorrem as apresentações individuais. A cada dia, uma das Divas do Samba se apresenta mostrando todo seu talento em um show de 30 minutos de duração. As transmissões serão no canal do União e na página oficial do projeto no Facebook.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Projeto resgata papel de mulheres sambistas

A série de shows tem direção das produtoras culturais Angélica Fonseca e Marta Nunes e está sendo realizada pela empresa Angel produções. A iniciativa foi selecionada por meio do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, da Fundação Marcopolo, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc 14.017/20. Marta idealizou o Divas do Samba inspirada pela trajetória da mãe, Vilma, que foi cantora de rádio e festivais. O projeto desenvolvido em conjunto com o produtor musical Roberto Pohlmann em 2018 passou por vários editais para captação de recursos até ser realizado em 2021.

“Estamos muito felizes com o resultado. Na nossa cidade e também em outras do interior do Estado, existem pouquíssimas mulheres tocando na noite. Com o projeto, nós mostramos que temos esses talentos de diversas gerações para abrilhantar as festas e espetáculos aqui da região”, conta Angélica. Ela acrescenta ainda que as divas não cantam somente samba, mas diversos ritmos e estão prontas para receber convites e outras oportunidades para cantar.

Publicidade

QUEM SÃO

As divas de Santa Cruz do Sul são Vilminha, Veraluz, Rita de Cássia e Gabriela Santos; as de Santa Maria são Evelíny, Vera Leal e Rosane, a Nega Zane. Entre os objetivos do projeto está resgatar a participação feminina no gênero samba, aumentando a visibilidade e divulgando para um público mais amplo o trabalho destas artistas, além de ampliar as redes de contato e promover uma experiência inovadora de difusão valorizando a pluralidade de expressões culturais.

A direção geral é de Angélica Fonseca e Marta Nunes. A Produtora Supernova Filmes e Faksanto ficaram encarregadas do audiovisual. O espetáculo tem fotografia da Agência Comunicando, de Juliano Reheir, identidade visual de Luciele Oliveira, som e iluminação da PRO Produtora Artística e redes sociais com Simone Vianna e Vinicius Stumm. A produção musical é de Bako Lopes e Roberto Pohlmann, com figurinos de Flavia Nascimento e maquiagem de Nataly Pedroso. Também participam músicos e staff.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Escolas de samba mantêm o Carnaval pela internet

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.