Categories: Regional

Distribuição de remédios é interrompida nos postos de saúde

Quem costuma retirar medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) deve ficar atento a mudanças. A partir desta segunda-feira, a dispensação de remédios ocorrerá exclusivamente nas farmácias municipais. Por isso, as duas unidades – do Centro e a distrital Zona Sul, junto ao Hospitalzinho – terão novo horário. Dessa forma, mesmo quem é do interior ou de outros bairros da cidade deve se dirigir até esses locais.

As alterações serão implantadas por determinação do Conselho Regional de Farmácia (CRF). Segundo o diretor administrativo da Secretaria Municipal da Saúde, Giovani Alles, em abril deste ano, o órgão fiscalizou todas as unidades de ESF e notificou a administração municipal sobre a necessidade de um farmacêutico para a dispensação de remédios. “Nós recorremos, alegando que eram entregues apenas medicamentos básicos e o custo para incluir um profissional em cada unidade sairia muito caro para o município”, explicou. Mesmo assim, o recurso foi negado.

Conforme informações do CRF, a proibição de dispensar medicamentos em postos de saúde onde não há presença de farmacêutico está acontecendo em todo o Rio Grande do Sul. Isso porque é função privativa do profissional de farmácia, além de entregar medicamentos, dar orientações quanto ao uso, contra-indicações e tudo que o paciente precisar saber. No mesmo sentido, a formação do enfermeiro ou do técnico de enfermagem não os prepara para isso.

Publicidade

A principal preocupação do conselho é quanto a antibióticos e produtos controlados, que devem ser dispensados exclusivamente por farmacêuticos e sob prescrição médica. “Isso já acontecia em Santa Cruz. Nos postos podiam ser retirados somente remédios básicos”, disse. Segundo Alles, há  30 unidades de ESF no município. A carga horária de um farmacêutico é de 20 horas. Como os postos ficam abertos durante todo o dia, seriam necessários dois profissionais para cada um. “É inviável financeiramente. O custo seria de mais R$ 250 mil por mês.”

Emergencialmente, a medida adotada foi a ampliação do horário de atendimento das duas farmácias. “Pode ser que os pacientes saiam prejudicados agora, já que vão precisar se deslocar até o Centro ou à Zona Sul para retirar os remédios. O município não queria causar esse transtorno, mas precisamos nos adequar às normas do CRF”, ressaltou. Mais adiante, conforme Alles, será estudada a possibilidade de ampliação do número de farmácias distritais, espalhando algumas unidades pelo interior.

FIQUE LIGADO

Publicidade

Farmácia Central
8 horas às 16 horas

Farmácia Distrital da Zona Sul
7h45 às 11h45 e 13 horas
às 17 horas

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.