Centenas de pessoas ficaram desalojadas devido à cheia do Rio Taquari na madrugada da última terça-feira, 5. Em Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, 700 famílias ainda estão ilhadas no distrito de Vila Mariante, o mais atingido. Localidades como Picada Mariante e Picada Nova, Santa Mônica e Sanga Funda, além de Linha Chafariz e Itaipava das Flores também ficaram com as casas comprometidas.
Mantimentos como água, alimentos e materiais de higiene pessoal – arrecadados através de doações da comunidade – estão sendo levados por barcos para as famílias que não conseguem deixar as residências. As demais, estão alojadas no ginásio de Linha Mangueirão. Segundo dados da Defesa Civil, são 94 pessoas abrigadas no local e 225 resgatadas pelas equipes dos bombeiros, voluntários e helicópteros.
LEIA MAIS: Homem que estava desaparecido em Vila Mariante é encontrado
Publicidade
Ainda, de acordo com o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, não foi possível ter uma noção dos estragos pelo fato da água não ter baixado o suficiente. “A partir de amanhã [quinta-feira], devemos contabilizar os prejuízos. Mas é uma situação dramática, caótica e catastrófica aqui em Vila Mariante. A maior enchente da história”, desabafa.
Colaborou a jornalista Caroline Garske
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!