Os 28 municípios do Vale do Rio Pardo têm 67 candidatos na disputa para comandar as prefeituras a partir do próximo ano. O número diminuiu em relação a 2020, quando 73 concorreram a prefeito. Entre os que buscam a eleição, apenas cinco são mulheres nas cabeças de chapa, enquanto há quatro anos havia oito. Entre os atuais prefeitos, 17 tentam a reeleição e sete vices buscam chegar ao principal cargo nas administrações municipais.
Em 16 municípios há duas chapas na disputa pela Prefeitura; em cinco há quatro candidatos e em quatro, três concorrentes. Em Lagoa Bonita do Sul e Vera Cruz, os atuais prefeitos buscam a reeleição em chapa única, enquanto em Arroio do Tigre o vice-prefeito tenta chegar ao comando da Prefeitura, também sem concorrência.
LEIA TAMBÉM: O que preciso levar para votar? Veja quais documentos são necessários
Publicidade
A exemplo de 2020, Progressistas e MDB são os partidos com mais candidatos a prefeito na região, com 17 e 12, respectivamente. Na sequência, as siglas com mais postulantes são PDT, PT, PL, PSB, PSDB, Republicanos e PRD. O Podemos, o Novo e o União Brasil têm apenas um candidato cada na região.
Em relação à escolaridade, predomina o Ensino Superior completo entre os candidatos a prefeito, com 30. Na sequência vêm o Ensino Médio completo (14) e o Ensino Fundamental incompleto (9). Entre as profissões, empresários (11), agricultores (10), aposentados (8) e advogados (5) têm maior número de candidatos na disputa pelo comando das prefeituras.
Para as 278 vagas nas câmaras de vereadores da região, há 1.470 na concorrência pelos votos dos eleitores.
Publicidade
*OBS.: apenas os que declararam essa profissão.
Publicidade
This website uses cookies.