ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Diretores e vices de escolas da região são diplomados em cerimônia; veja quem são

O anfiteatro do Bloco 18 da Unisc sediou a solenidade de posse dos novos gestores, que comandarão as escolas durante três anos

Ocorreu na manhã dessa terça-feira, 4, a diplomação dos novos diretores e vice-diretores escolares da área da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE). O evento foi realizado no anfiteatro do Bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A posse presencial das equipes contou com os representantes de 91 escolas de 18 municípios da região, além de autoridades e imprensa. Os gestores estarão à frente das instituições de ensino durante três anos, no mandato que se inicia em 2022 e vai até 2024.

Segundo o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, é uma satisfação receber os gestores, que agora terão o compromisso de administrar as instituições escolares e ouvir as comunidades. “Eles têm essa grande missão da aprendizagem significativa, e que ela seja igual para todos os estudantes que procuram a escola pública”, afirmou. Tomaram posse nessa terça-feira diretores e vices de Boqueirão do Leão, Candelária, Encruzilhada do Sul, Gramado Xavier, Herveiras, Lagoa Bonita do Sul, Mato Leitão, Pantano Grande, Passa Sete, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Sobradinho, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Rio Pardo adquire telas interativas para uso nas escolas

Publicidade

Os diretores e vices adentraram o local ao som da música Anunciação e, após chamada nominal, receberam os diplomas. Além do titular da 6ª CRE, estiveram presentes na cerimônia o prefeito em exercício de Santa Cruz do Sul, Elstor Desbessell; o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn; a secretária municipal de Educação de Vale do Sol, Deise Blasi dos Santos, representando a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp); e o secretário de Educação de Santa Cruz do Sul, João Miguel Wenzel.

Pinho de Moura, coordenador da 6a CRE

Na avaliação de Moura, 2022 será um ano de muito êxito, mas também de muito trabalho e formação, e com transformações que se fazem necessárias. “Com certeza, é um recomeço; são mudanças na área pedagógica, administrativa e até mesmo de recursos financeiros. Através do projeto Avançar RS, as escolas terão mais recursos para fazer a gestão pedagógica, de infraestrutura e de recursos humanos”, declarou o coordenador. Outra diferença, conforme Moura, será em resposta ao mundo crescentemente tecnológico, ao qual a escola está se adequando com o foco de ser inovadora, criativa e empreendedora, para dar o retorno que a sociedade espera e precisa.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Materiais escolares podem ficar até 30% mais caros em 2022

Publicidade

As eleições realizadas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2021 escolheram os diretores e vices. Nas instituições de ensino em que não houve candidatos, a escolha se deu por meio de indicação. Os profissionais foram diplomados após a realização de uma capacitação, com 40 horas de duração. O primeiro módulo do Curso de Formação de Gestores Escolares abordou atividades síncronas e assíncronas, e terá continuidade em 22 de março. No total, serão 360 horas de atividades.

Retomada será de desafios

Tesche: participação dos estudantes

Para o novo diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Esperança, de Santa Cruz do Sul, o trabalho será intenso em 2022. Eduardo Tesche Paim vai comandar a instituição de ensino, localizada no Bairro Santa Vitória, após três anos atuando lá como professor. “O principal desafio vai ser essa retomada. Perdemos muitos alunos, somos de uma comunidade bastante carente, e essa comunidade precisa de continuidade. Como houve essa descontinuidade causada pela pandemia, vai ser difícil ter essa recuperação dos alunos, para que eles voltem à escola”, comentou.

Publicidade

Para o diretor, durante todo o processo de pandemia a escola se preocupou com o afastamento dos estudantes, que passaram por atividades online, aulas a distância e mistas. Além de recuperar os alunos que deixaram de estudar, a preocupação da nova gestão será colocar em prática suas sugestões para a escola. “Queremos implementar aquilo que a gente propôs, como a questão de democracia interna, desenvolver a participação dos alunos no processo administrativo”, disse Tesche, que se declarou animado, apesar de preocupado com a retomada.

Publicidade

LEIA MAIS: Retrospectiva 2021: ano foi de desafios e mudanças na educação

Os novos diretores e vices

Santa Cruz do Sul

LEIA TAMBÉM: Diretores das escolas municipais tomam posse nesta segunda-feira

Boqueirão do Leão

Candelária

Encruzilhada do Sul

Gramado Xavier

Herveiras

Lagoa Bonita do Sul

Mato Leitão

Pantano Grande

Passa Sete

Passo do Sobrado

Rio Pardo

Sinimbu

Sobradinho

Vale do Sol

Vale Verde

Venâncio Aires

Vera Cruz

Publicidade
Período para solicitar transferências na educação infantil começa na quarta-feira

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta