Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EDUCAÇÃO

Diretores das escolas estaduais tomam posse até 2027; veja quem são

Foto: John Kaercher Machado

Posse dos diretores das escolas estaduais ocorreu no anfiteatro do bloco 18 da Unisc

Uma solenidade na manhã desta quinta-feira, 30, marcou a posse dos diretores eleitos nas escolas estaduais da área de abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE). Eles assumem os cargos até 2027. O evento, no anfiteatro do bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul, também oficializou a recondução de Luiz Ricardo Pinho de Moura à coordenação da 6ª CRE.

Antes de chegarem ao cargo, os diretores passaram por um curso de gestão de 60 horas e tiveram de realizar uma prova de conhecimentos gerais. Após, ficaram aptos para se candidatarem nas escolas. As eleições aconteceram em dezembro. Alunos a partir dos 12 anos, pais, professores e funcionários votaram digitalmente, em um formato similar ao das eleições políticas. Para a validação do processo eleitoral, era necessário garantir a participação mínima de 50% da equipe das instituições e 30% de pais e estudantes.

LEIA MAIS: Nomes dos diretores eleitos nas escolas estaduais são divulgados pela 6ª CRE; saiba quem são

Publicidade

O coordenador da 6ª CRE destacou que a gestão vem com grandes metas e princípios, tanto na área pedagógica quanto na administrativa e financeira. “O bom líder de uma comunidade, de todo esse ecossistema educacional, tem que ter propósito, tem que ter metas. A principal meta é o direito de aprendizagem dos nossos estudantes. Não podemos, numa sociedade em pleno século 21, que o aluno não tenha o direito de aprender”, avaliou.

Ainda, ressaltou que 2025 é um ano de avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para consolidar uma boa média nos indicadores e garantir o direito de aprendizagem aos estudantes, buscará ampliar o programa das escolas em tempo integral, diminuir os alunos em busca ativa, combater a evasão escolar e cuidar da manutenção e infraestrutura dos educandários. Hoje, são cerca de 27 mil alunos atendidos na 6ª CRE. O ano letivo de 2025 está previsto para começar em 15 de fevereiro.

Quem são os novos diretores

*Colaborou John Kaercher Machado

Publicidade

LEIA MAIS DE EDUCAÇÃO

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.