A empresária e consultora Nicéia Wünsch, integrante da Diretoria da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, foi empossada no cargo de vice-presidente regional da Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) para o Vale do Rio Pardo e Jacuí Centro. O ato ocorreu durante a cerimônia de posse do presidente reeleito Rodrigo Sousa Costa e da nova diretoria da Federasul, na noite de terça-feira, 8, no Palácio do Comércio, em Porto Alegre.
Nicéia Wünsch vem reforçar o quadro de mulheres na Federasul, que nesta nova gestão foi ampliado para 30% dos integrantes da Diretoria. Ela substitui o empresário Tironi Paz Ortiz, atual vice-presidente da ACI de Santa Cruz, que esteve à frente do cargo em 2024.
LEIA TAMBÉM: Espetáculo Elvis Presley & Abba e outras atrações: veja a agenda do fim de semana
Publicidade
O trabalho dos vice-presidentes regionais é considerado de extrema importância para a consolidação da atuação representativa da Federasul, seja na defesa de pleitos regionais ou de pautas mais amplas que afetem o ambiente empreendedor no Estado e no País. Nas palavras do vice-presidente de integração da Federasul, Rafael Goelzer, “são como ponta de lança da federação, atuando como os olhos da entidade nos diversos cantos do Rio Grande do Sul”.
Para o presidente da ACI, Ario Sabbi, o papel de articulação regional está entre as principais atribuições do cargo. “Historicamente a ACI tem desempenhado esta função junto à Federasul e mais uma vez vamos dar nossa contribuição para o desenvolvimento da região”, afirmou.
Protagonismo
Primeira mulher a representar a ACI de Santa Cruz no cargo, Nicéia Wünsch avalia esse protagonismo como uma oportunidade de mostrar o potencial feminino no campo da representatividade empresarial, área ainda pouco ocupada por mulheres. “Como empresária sei da importância de estar atenta às demandas que farão o desenvolvimento da região acontecer. Atuar na articulação regional junto à Federasul a partir das questões locais das associações comerciais afiliadas será o foco de minha atuação”, enfatizou.
Publicidade
Administradora, mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do RS (Ufrgs) e professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Nicéia é empresária (LFEX Educação e Hey Peppers) e consultora de Negócios na Prossperare e Sebrae/RS. Atua ainda no Conselho da Mulher da Federasul, no Conselho Regional de Administração do RS (CRA/RS), representando Santa Cruz, e como coordenadora da Câmara da Mulher. Também é integrante do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da ACI, do qual já foi coordenadora.
LEIA TAMBÉM: Conheça a diretoria para 2024/2025 da ACI Santa Cruz
Nova gestão
Reeleito por unanimidade no dia 27 de novembro de 2024, Rodrigo Sousa Costa inicia seu segundo mandato como presidente da Federasul, acompanhado por 12 vice-presidentes, 23 diretores, 18 vice-presidentes regionais e 50 diretores regionais.
Publicidade
Em seu discurso, Costa enfatizou a importância dos próximos dois anos para o futuro econômico do Rio Grande do Sul, reafirmando o valor da convergência de ideias e destacando o “poder transformador do associativismo”.
O vale do Rio Pardo e Jacuí Centro também estarão representados na Federasul pelos diretores regionais, Amanda Kappel (Caciva – Venâncio Aires), Ivannia Portella de Moraes (ACIC – Candelária) e Tironi Paz Ortiz (ACI – Santa Cruz).
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!