Regional

Diocese de Santa Cruz promove encontro das sementes crioulas nesta quarta-feira

A Diocese de Santa Cruz do Sul promove, nesta quarta-feira, 10, o 21º Encontro das Sementes Crioulas. Com o tema “Agricultura Familiar e Agroecologia: Sinais de Esperança”, as atividades têm início às 8 horas no Salão da Paróquia Santa Bárbara, em Encruzilhada do Sul. Durante o dia, haverá um momento de espiritualidade e benção das sementes com Bispo Dom Aloísio Alberto Dilli. Na sequência, serão realizadas palestras e momento cultural com Antônio Gringo e Grupo Afro. As atividades se estendem até as 15h30.

A expectativa, de acordo com o técnico agrícola da Ação Social Diocesana de Santa Cruz (Asdisc), Maurício Queiroz, é de que 400 pessoas participem. Ele cita que os guardiões e guardiãs de sementes crioulas vêm resgatando e preservando não só sementes, mas também saberes e práticas agroecológicas. “O agricultor tem um cuidado especial para que as suas sementes crioulas não sofram contaminação, principalmente por variedades transgênicas. Teremos muitas sementes que serão levadas por nossos guardiões, algumas até já quase extintas, como o caso da batata inglesa, uma qualidade que só os agricultores possuem”, ressalta.

LEIA TAMBÉM: Estado subsidia 100% das sementes de milho e sorgo no programa Troca-troca

Publicidade

Serão cerca de 30 variedades de sementes de milho, 50 de feijão, além de hortaliças e outros itens disponíveis para a troca. Também haverá espaço para a comercialização de sementes e produtos coloniais e artesanais.

O evento é uma organização da Comissão Pastoral da Terra da Diocese e do Estado (CPT), Ação Social da Diocese de Santa Cruz do Sul (Asdisc), Paróquia Santa Bárbara, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST),  Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Emater e Prefeitura de Encruzilhada do Sul.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.