A Diocese de Santa Cruz do Sul promove, nesta quarta-feira, 10, o 21º Encontro das Sementes Crioulas. Com o tema “Agricultura Familiar e Agroecologia: Sinais de Esperança”, as atividades têm início às 8 horas no Salão da Paróquia Santa Bárbara, em Encruzilhada do Sul. Durante o dia, haverá um momento de espiritualidade e benção das sementes com Bispo Dom Aloísio Alberto Dilli. Na sequência, serão realizadas palestras e momento cultural com Antônio Gringo e Grupo Afro. As atividades se estendem até as 15h30.
A expectativa, de acordo com o técnico agrícola da Ação Social Diocesana de Santa Cruz (Asdisc), Maurício Queiroz, é de que 400 pessoas participem. Ele cita que os guardiões e guardiãs de sementes crioulas vêm resgatando e preservando não só sementes, mas também saberes e práticas agroecológicas. “O agricultor tem um cuidado especial para que as suas sementes crioulas não sofram contaminação, principalmente por variedades transgênicas. Teremos muitas sementes que serão levadas por nossos guardiões, algumas até já quase extintas, como o caso da batata inglesa, uma qualidade que só os agricultores possuem”, ressalta.
LEIA TAMBÉM: Estado subsidia 100% das sementes de milho e sorgo no programa Troca-troca
Publicidade
Serão cerca de 30 variedades de sementes de milho, 50 de feijão, além de hortaliças e outros itens disponíveis para a troca. Também haverá espaço para a comercialização de sementes e produtos coloniais e artesanais.
O evento é uma organização da Comissão Pastoral da Terra da Diocese e do Estado (CPT), Ação Social da Diocese de Santa Cruz do Sul (Asdisc), Paróquia Santa Bárbara, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Emater e Prefeitura de Encruzilhada do Sul.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.