A Diocese de Santa Cruz do Sul celebrou 65 anos com uma programação especial nesta sexta-feira, 15. As atividades começaram ainda pela manhã, com missa na Catedral São João Batista. Celebrada pelo bispo dom Itacir Brassiani, teve ainda a presença do bispo emérito dom Aloísio Dilli, padres, diáconos e fiéis. Ao meio-dia, um almoço foi servido no Centro Comunitário da Catedral. Além da confraternização, o evento teve como objetivo angariar recursos para dar continuidade à reforma da igreja.
Ordenado bispo no dia 29 de setembro deste ano, dom Itacir chama a atenção para uma coincidência: também nasceu em 1959, o mesmo ano em que foi fundada a Diocese de Santa Cruz. “Para mim, é uma alegria celebrar uma caminhada de vida que produziu tantos frutos e hoje engaja tantas pessoas”, afirma o religioso. Além dos padres, diáconos de todas as paróquias, parabenizou as centenas de líderes leigos que estão envolvidos nos trabalhos na área de abrangência.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: Ordenação de Itacir Brassiani como bispo da Diocese de Santa Cruz lota a Catedral
Publicidade
“Queremos confraternizar e nos alegrar juntos por meio da missa e do almoço comunitário com as pessoas da nossa cidade”, salientou o bispo emérito dom Aloísio Dilli. Para ele, que esteve à frente da diocese por oito anos, é um momento de celebração, mas também de pensar o futuro da fé. Chamou a atenção para a grande riqueza cultural espalhada pelas 51 paróquias integrantes. “Dificilmente alguma Diocese no Brasil tem a presença de tantas etnias como nós temos aqui”, observou.
Dom Aloísio lembrou que muitas frentes de trabalho são conduzidas, mas um projeto de iniciação à vida cristã se destaca nos últimos anos. “Estamos nos dando conta de que, em nosso tempo, não podemos mais pressupor a fé. As famílias não estão mais conseguindo essa educação, ou somente em partes, então temos que retomar nas comunidades aquilo que é o básico.” O objetivo é aproximar mais a Igreja Católica dos fiéis por meio de visitas e do fortalecimento da catequese e da crisma, entre outros.
LEIA TAMBÉM: Romaria ao Santuário de Schoenstatt ocorre em novembro; veja programação
Publicidade
O coordenador diocesano de pastoral e pároco da Catedral, padre Rodrigo Hillesheim, recordou as diversas fases passadas nessas seis décadas e meia. “Com luzes e sombras, acertos e erros, mas sobretudo conduzidos pela graça de Deus.”
Em algumas etapas, prevaleceram a caridade e os trabalhos sociais; em outras, destacaram-se as celebrações. “Agora estamos trabalhando para que as nossas comunidades sejam mais missionárias, de portas abertas para acolher e também para sair e evangelizar.”
A Diocese de Santa Cruz do Sul foi fundada em 15 de novembro de 1959. É composta por 51 paróquias, que incluem santuários, mosteiros, casas de formação e retiros em 40 municípios dos vales do Rio Pardo e Taquari. Durante os 65 anos, teve apenas cinco bispos: dom Alberto Frederico Etges (1959-1986), dom Aloísio Sinésio Bohn (1986-2010), dom Canísio Klaus (2010-2016), dom Aloísio Alberto Dilli (2016-2024) e dom Itacir Brassiani, ordenado no dia 29 de setembro deste ano e atual bispo diocesano.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.