A Diocese de Santa Cruz do Sul terá um momento especial nesta sexta-feira, 15. A data marca os 65 anos de instituição da diocese e da posse do primeiro bispo, dom Alberto Frederico Etges. Para marcar a ocasião, haverá missa às 10 horas na Catedral São João Batista. A cerimônia será presidida por dom Itacir Brassiani.
Na sequência, ao meio-dia, ocorrerá almoço de confraternização no Centro Comunitário da Catedral. O valor será de R$ 40,00 e o cardápio contará com galeto, massas e saladas. Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, o coordenador diocesano de pastoral e pároco da Catedral, padre Rodrigo Eduardo Hillesheim, afirmou que será um momento para reflexão, oração e ação de graças. Além de dom Itacir Brassiani, a programação contará com a presença do bispo emérito, dom Aloísio Dilli.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: Ordenação de Itacir Brassiani como bispo da Diocese de Santa Cruz lota a Catedral
Publicidade
A diocese é composta por 51 paróquias, que incluem santuários, mosteiros, casas de formação e retiros em 40 municípios dos vales do Rio Pardo e Taquari. Durante seis décadas e meia, desempenhou um papel fundamental na promoção dos valores cristãos e teve cinco bispos: dom Alberto Frederico Etges (1959-1986); dom Aloísio Sinésio Bohn (1986-2010); dom Canisío Klaus (2010-2016), dom Aloísio Alberto Dilli (2016-2024) e dom Itacir Brassiani, atual bispo diocesano.
Ajuda para a restauração da Catedral
Conforme Rodrigo Hillesheim, o valor obtido no almoço será destinado para as obras de restauro na Catedral. “É a última promoção que a nossa paróquia vai fazer, já ocorreram várias neste ano.”
LEIA TAMBÉM: Mais de 200 propagandas utilizam imagem da Catedral São João Batista, revela pároco
Publicidade
Ele acrescentou que a obra está em fase de finalização do coro, também conhecido por mezanino. O restauro está sendo dividido em fases para melhor controle de entrada de recursos e execução do trabalho. As próximas etapas abrangem uma nova iluminação interna e externa e o restauro da fiação elétrica. No entanto, as ações serão executadas caso o valor de R$ 2 milhões seja angariado.
“Estamos vendo a possibilidade, nada oficial. Por isso, pedimos ajuda à comunidade, que participe do almoço”, enfatizou o coordenador diocesano de pastoral. Comentou ainda que a Catedral carece de nova iluminação, especialmente em razão das celebrações que são realizadas à noite.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!