Para a Igreja Católica, 2025 será um período especial de perdão, reconciliação e renovação da fé. Trata-se do Jubileu Ordinário, que celebra os 2025 anos da encarnação de Jesus Cristo, seguindo o intervalo de 25 anos estabelecidos pelo Papa Paulo II, em 1470. Com o tema “Peregrinos da Esperança”, escolhido pelo Papa Francisco, os fiéis são convidados a aprofundar a oração e refletir sobre os ensinamentos da religião.
As atividades, em nível mundial, iniciaram na última terça-feira, em Roma, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro. Por aqui, a solenidade de abertura do ano jubilar na Diocese de Santa Cruz do Sul, será neste domingo, 29, na Catedral São João Batista, em Santa Cruz.
LEIA TAMBÉM: Sobradinho inaugura Monumento Cristo Acolhedor neste sábado
Publicidade
A programação inicia com a acolhida dos participantes. A concentração dos peregrinos será em frente à capela Santa Helena, ao lado do Hospital Santa Cruz (HSC), na Rua Fernando Abott. A peregrinação até a Catedral, um dos elementos centrais do jubileu, iniciará às 8h30. Para conquistar indulgência plenária, serão oportunizadas confissões, antes da missa, às 7h30, e após a missa.
A celebração terá o ritual de abertura do ano jubilar e será presidida pelo bispo diocesano, Dom Itacir Brassiani, e concelebrada pelo clero da Diocese.
LEIA TAMBÉM: Fundo de R$ 6,5 bilhões para recuperar infraestrutura do Rio Grande do Sul é oficializado
Publicidade
Locais de Peregrinação
Para que o ano santo alcance o maior número de fiéis, Dom Itacir Brassiani e os padres da diocese definiram dez espaços, entre igrejas e santuários, como destinos referenciais para as celebrações jubilares e obtenção de indulgências. As igrejas e santuários são as seguintes:
- Santuário São Paulo Apostolo – Ilópolis
- Igreja São Pedro -Encantado
- Igreja Santo Inácio – Lajeado
- Igreja São Sebastião Mártir – Venâncio Aires
- Igreja São João Batista – Boqueirão do Leão
- Igreja Nossa Senhora da Candelária – Candelária
- Igreja Nossa Senhora do Rosário – Rio Pardo
- Santuário de Nossa Senhora de Czestochowa -Dom Feliciano
- Santuário de Schoenstatt – Santa Cruz do Sul
- Seminário São João Batista – Santa Cruz do Sul
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade