Categories: Regional

Diocese celebra os 60 anos de instalação em Santa Cruz do Sul

A Diocese de Santa Cruz do Sul comemora, no próximo dia 15, os 60 de instalação da Cúria no município. O encontro é conduzido pelo vigário-geral da Diocese, padre Zeno Rech. Dom Aloísio Alberto Dilli, atual bispo, está em Brasília. O prelado participa da tradução de textos litúrgicos, que serão usados no país.

O assessor de imprensa da Diocese, padre Roque Hammes, apresentou a edição especial da revista Integração, editada pela diocese, com os 60 anos de história da igreja em Santa Cruz do Sul e nos 41 municípios dos vales do Rio Pardo e Taquari, vinculados ao governo episcopal da diocese.

No dia 17 de novembro, será celebrada uma missa na Catedral São João Batista, em homenagem aos 60 anos da diocese. A celebração será presidida pelo bispo dom Aloísio Alberto Dilli, na presença de padres da região. A missa está marcada para as 9 horas.

Publicidade

A Diocese de Santa Cruz do Sul já teve quatro governos diferentes. O primeiro, dom Alberto Frederico Etges, de 15 de novembro de 1959 até junho de 1986. O segundo a assumir o cajado do rebanho católico foi dom Aloísio Sinésio Bohn. Em 2010, dom Canísio Klaus assumiu a diocese, em um governo de transição, por conta da aposentadoria de dom Sinésio. Dom Aloísio Alberto Dilli assumiu a diocese em julho de 2016.

LEIA MAIS: Dom Aloísio assume a Diocese de Santa Cruz

Dom Sinésio segue como bispo emérito de Santa Cruz. Ele acompanha o café da manhã com a imprensa, nesta quinta. Ao todo, a Diocese é formada por 52 paróquias, em seus 41 municípios da região. Inicialmente, o município de Santa Cruz pertencia a Arquidiocese do Rio de Janeiro. A primeira paróquia da diocese foi criada em 1762, é a Igreja Nossa Senhora do Rosário, de Rio Pardo.

Publicidade

No período de existência da Diocese de Santa Cruz do Sul, a Igreja Católica teve seis papas diferentes. João 23 foi quem criou a diocese. Ele foi sucedido por Paulo 6°, depois João Paulo I, João Paulo II, Bento 16, e por fim, o atual Papa Francisco.

LEIA MAIS: As histórias de padre Pretto: de pároco a repórter e jogador de futebol

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.