Uma postagem em um popular grupo de compra e vendas da região chamou a atenção dos membros, na manhã desta terça-feira, 26. A postagem, com a chamada de “Dinheiro Falso”, circulou no Facebook com a proposta, quantidades e formas de pagamento e envio das cédulas falsas. A postagem ainda dizia que as cédulas “passam na caneta e teste da luz ultravioleta”, além de divulgar aspectos que são idênticos ao da nota verdadeira, como marca d’água, alto-relevo e “papel áspero e fino idêntico”.
O perfil do usuário ainda divulgou as formas de pagamento e forma de envio das notas falsas. De acordo com a postagem, o interessado em adquirir deveria fazer um investimento de R$ 200,00 para receber R$ 1 mil em cédulas falsificadas.
Falsificar, fabricar ou alterar moeda metálica ou papel moeda de curso legal no país ou no estrangeiro é crime previsto no artigo 289 do Código Penal. A pena varia de três a 12 anos de prisão e multa. Estará sujeito à mesma pena quem importar ou exportar, adquirir, vender, trocar, ceder, emprestar, guardar ou introduzir na circulação moeda falsa. Mesmo tendo recebido de boa fé, comete crime, com pena prevista de seis meses a dois anos e multa, quem a recebe e a mantém em circulação, repassando a outros.
Publicidade