Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Cuidados de beleza

Dicas para prevenir o ressecamento da pele

O ressecamento pode acometer até mesmo as pessoas que têm pele oleosa. Entre os motivos podemos destacar fatores como uso inadequado do sabonete, consumo de menos de dois litros de água por dia, exposição a um ambiente muito seco, sob vento ou ventilador, banhos demorados e com água muito quente, a prática de esportes em piscinas com muito cloro e o efeito colateral de medicamentos, como estatinas e diuréticos. 
 
Clinicamente a pele ressecada é definida por ser áspera, rugosa, descamativa, muitas vezes de aspecto opaco. A sensação é desconfortável, pois repuxa e pode ser acompanhada de coceira. Geralmente aparecem mais nas áreas expostas, como rosto, pernas, braços, joelhos e cotovelos. 
 
A boa notícia é que é possível evitar o ressecamento e manter a pele saudável. Para isso, é preciso hidratá-la bem em qualquer época do ano. “Quanto mais seco o ar, maior a necessidade do uso de cosméticos hidratantes que visam reestabelecer a camada hidrolipídica”, alerta a dermatologista Dra. Daniela Pimentel. “É importante evitar sabonetes detergentes, produtos que levem álcool na formulação, pois são ativos que tem como característica ressecar a pele”, complementa a médica. 

 
Pele necessita de hidratação para se manter saudável

Se a pele apresenta coceira, o primeiro passo é consultar um dermatologista para avaliar as causas do problema e, em paralelo, mudar os hábitos, como tomar banhos curtos e mornos, usar sabonete hidratante ou glicerinado, usar óleos corporais, hidrantes específicos para pele ressecada e até mesmo instalar um umidificador no ambiente. O consumo de pelo menos dois litros de água por dia é imprescindível. 
 
O protetor solar é necessário em qualquer época do ano. Seu uso contínuo não interfere no ressecamento da pele, muito pelo contrário. Com todos esses cuidados, é possível ter uma pele bonita e bem hidratada durante todo o ano.

Publicidade

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile